Artigo

Caminhada do Perdão

O evento faz parte do calendário religioso da cidade e, sempre, é realizado no segundo domingo da Quaresma.

11/03/2019 às 09h18, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Com o tema “Batizados e enviados” e o lema “O perdão gera a paz”, acontece, neste dia 17 de março – domingo – a sétima Caminhada do Perdão, promovida pela Arquidiocese de Feira de Santana. O evento faz parte do calendário religioso da cidade e, sempre, é realizado no segundo domingo da Quaresma.

UMA MULTIDÃO, tendo á frente um grande e pesado cruzeiro, vai sair da igreja Santo Antônio, bairro Capuchinhos, passando pelo centro comercial, até a igreja Senhor do Bonfim, no Alto do Cruzeiro. O percurso é de seis quilômetros, vencido um pouco mais de três horas. A fé que remove montanhas é a mesma que reúne milhares de pessoas que, apesar do sol, calor, ou chuva formam um verdadeiro tapete humano na cidade.

A PRIMEIRA Caminhada do Perdão foi realizada em 04 de março de 2012, dentro das atividades programadas para celebrar os 50 anos de criação da diocese de Feira de Santana. Desde sua primeira edição, a empatia do povo, com o grande ato penitencial itinerante, superou todas as expectativas. A presença massiva de fiéis das 40 paróquias que compõem a Arquidiocese, com suas comunidades, lideranças, pastorais e movimentos, mostra a fé e esperança de um povo sedento de misericórdia, de reconciliação, de justiça e de paz.

OS TEMAS refletidos na Caminhada do Perdão sempre seguem os da Campanha da Fraternidade que neste ano tem como objetivo estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum.

EMBORA de cunho pastoral e evangelizador, a Caminhada hoje, com a ajuda de pessoas que fazem doações para sua realização, (estrutural, material de apoio, divulgação) tornou-se, também, um meio de ajudar as obras sociais. A renda é aplicada nas instituições que prestam serviços de promoção humana e assistencial, no âmbito da Arquidiocese de Feira de Santana.

A CAMINHADA do Perdão é, portanto, uma grande oportunidade para provocar em nós uma mudança de vida em relação a nós mesmos, nossa família, nossas atividades, o meio ambiente e com Deus. Se Deus que é Deus, perdoa sempre, quem somos nós para não perdoar o irmão, por mais grave que tenha sido a ofensa? É perdoando que recebemos em troca saúde, alegria, paz, felicidade neste e no outro mundo.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade