Beleza

Confira as principais dúvidas sobre queda de cabelo

Dr. Thiago Bianco responde.

19/02/2019 às 08h12, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

1. O que é e de que maneira pode acontecer a queda do cabelo?

A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo, ainda com o bulbo. Esta queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até a causas emocionais, por isso, é sempre necessário procurar um médico quando a menina percebe que os fios estão caindo mais que o normal, que é cerca de 100 fios por dia.

2. Existem pessoas mais propensas a sofrerem com a queda?

Sim, quem já possui um histórico familiar de calvície está sempre mais propenso à queda. A calvície não é tão comum em mulheres, mas também acontece e geralmente este quadro só se apresenta mais tardiamente após menopausa.

Caso se perceba a queda e já se saiba do histórico, é importante analisar junto ao médico especialista quais os outros fatores que podem estar contribuindo e até acelerando este processo de queda, se o fundo é emocional, se são as dietas rígidas para perder peso, ou ainda, a utilização de alguns remédios, etc.

 

3. Como uma menina consegue identificar que está com queda de cabelo? Como diferenciar a queda, do cabelo apenas quebradiço?

A queda capilar feminina é diferente da masculina. A mulher não desenvolve uma calvície pelas “entradas”, então ela pode perceber quedas em áreas da cabeça ou ainda na risca do meio, que aos poucos vai ficando cada vez mais larga.

A quebra dos fios acontece devido a algum estresse que faz com que o fio não suporte e acabe se partindo, sem se desprender do couro cabeludo. Esse estresse pode ser causado por químicas, sol e ressecamento excessivo, mudanças bruscas de temperatura, como uso excessivo de acessórios como chapinha e secador.

 

4. Quais os maiores mitos e verdades quando falamos de queda de cabelo? (Prender muito o cabelo ou dormir de cabelo pode causar isso…).

 

Prender o cabelo sempre pode danificar os fios?

Plausível

Se o prendedor escolhido for agressivo ou ainda, se a pessoa prender com muita força isso pode sim causar uma quebra dos fios.

 

Dormir com cabelo molhado faz mal?

Verdadeiro

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, já que internamente o fio demora entre 6 a 8h para secar, e com isso a humidade que em contato com o travesseiro pode facilitar a proliferação de fungos e outras doenças.

 

Xampu Bomba funciona?

Falso

Não existe comprovação científica de que o uso de medicamentos e vitaminas dentro do xampu possa fazer o crescimento do fio ser acelerado. O que geralmente ocorre é o efeito placebo, onde a pessoa acredita que o remédio funciona e sente os seus efeitos de fato.

5. Quais os melhores produtos que fortalecem e ajudam a combater a queda dos fios?

Na verdade a melhor indicação para o fortalecimento do fio é cuidar do corpo de dentro para fora, com alimentação balanceada e também evitando o excesso de químicas. Nada é proibido, é claro, mas é necessária atenção ao usar secadores e chapinhas e buscar proteger o fio desses tipos de agressões.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade