Bahia

Prefeitura decreta situação de emergência após chuva causar alagamentos em Vitória da Conquista

Em apenas 30 minutos, Defesa Civil registrou 29 milímetros de chuva. Diversos bairros foram atingidos pelo mau tempo.

18/02/2019 às 19h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência no domingo (17) após a cidade ser atingida por um temporal. A chuva deixou ruas alagadas e a água arrastou carros. Não há registro de feridos no município.

De acordo com a Defesa Civil, não havia previsão de chuva na cidade para esse mês. Contudo, em menos de 30 minutos, os pluviômetros da Defesa Civil registraram 29 milímetros. O temporal ocorreu por volta das 16h e atingiu diversos bairros. Vídeos gravados por moradores mostram os estragos. Durante todo o dia, foram 51,6 milímetros de chuva. 

Nos vídeos que mostram os estragos, é possível ver que moradores de um ponto da cidade chegaram a usar um colchão como barco e vassouras como remos para se locomover. Em outro ponto do município, parte do muro de uma casa desabou.

Por conta da chuva, o jogo entre o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, teve um atraso de alguns minutos. A partida quase foi cancelada com o mau tempo. Torcedores chegaram a deixar o local antes do jogo começar.

Conforme a prefeitura, entre os locais afetados pela chuva, estão os bairros Santa Cecília, Flamengo e Boa Vista, além de avenidas de grande circulação, como Luís Eduardo Magalhães e Siqueira Campos. Os locais foram vistoriados ainda no domingo.

Após vistoria, segundo a prefeitura, foi constatado que a situação que requer maior atenção é a da ponte e ciclovia da Avenida Genésio Porto, no bairro Boa Vista, que tiveram suas estruturas bastante danificadas. Os locais foram totalmente interditados e terão que ser reconstruídos.

Já na Avenida Luis Eduardo Magalhães, de acordo com a prefeitura, será necessário um reforço na estrutura da via sentido Estádio Lomanto Júnior. Nos demais pontos da cidade, será preciso realizar a recuperação da pavimentação, que foi danificada.

Em nota, a prefeitura informou que já iniciou obras de reparação em algumas localidades, que serão geridas com recursos próprios da cidade. Para dar andamento ao serviço em outros pontos emergenciais, conforme o comunicado, o governo municipal buscará o auxílio de recursos federais.

Nesta segunda-feira (18), o prefeito Herzem Gusmão (PMDB) se reuniu com o Comitê de Gerenciamento de Crise, formado por setores estratégicos do município, para traçar ações imediatas em resposta aos danos causados à cidade.

Ainda segundo a Defesa Civil, chove em alguns pontos do município nesta segunda-feira. A previsão é de 40 milímetros de chuva.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade