Educação

Secretaria da Educação do Estado realiza planejamento estratégico com os Núcleos Territoriais de Educação

O governador Rui Costa acredita que os esforços devem ser trabalhados em todos os direcionamentos, e o encontro serve para que haja esse diálogo permanente”, avaliou.

18/02/2019 às 09h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado realizou, no sábado (16), um planejamento estratégico com os diretores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com foco nas ações que fortaleçam o ensino e aprendizagem dos estudantes. A atividade foi coordenada pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, com a participação da equipe técnica da Secretaria e do chefe de gabinete da Governadoria do Estado, Cícero Monteiro, que representou o governador Rui Costa.

Segundo Jerônimo, o encontro aproxima o órgão Central dos NTE e promove um alinhamento das atividades, do administrativo ao pedagógico. “Precisamos estar sempre conversando com os dirigentes para conhecermos suas demandas e debatendo ações que possam melhorar desde a gestão dos Núcleos até o aprendizado do estudante na escola. Por isso, queremos definir esses pontos para planejarmos as estratégias, visando um aumento qualitativo do ensino e aprendizagem nos próximos quatro anos. A ideia, também, é definirmos uma agenda para acompanharmos presencialmente o trabalho nos núcleos”, ressaltou.

O chefe de gabinete da Governadoria, Cícero Monteiro, destacou a importância da gestão no desenvolvimento da Educação. “A pedagogia e as boas práticas são fundamentais no crescimento da Educação de qualidade, mas isso também deve estar integrado à gestão e às melhorias na parte física das escolas. Vamos dar continuidade ao processo de avanço da Educação com a participação de dirigentes comprometidos e que devem contar com o apoio do Estado. O governador Rui Costa acredita que os esforços devem ser trabalhados em todos os direcionamentos, e o encontro serve para que haja esse diálogo permanente”, avaliou.

Do Núcleo Territorial de Educação de Juazeiro (NTE 10), na região Norte da Bahia, a diretora Marinez Santos, falou como as relações interpessoais devem estar presentes na Educação. “Acredito que todos que estejam neste encontro sejam pessoas comprometidas com a Educação. Quem está lá na ponta, no chão da escola, sabe que existe uma relação de proximidade com os estudantes que não pode ser ignorada. Não é apenas ensinar. É termos a consciência de saber que o aluno leu, escutou e compreendeu o assunto. Por isso, precisamos de total apoio da Secretaria para dar continuidade ao nosso trabalho, de forma que os educadores se sintam parte deste compromisso”, disse.

Já para o diretor Alécio Chaves, do Núcleo Territorial de Educação de Itapetinga (NTE 08), na região do Centro-Sul Baiano, é fundamental este direcionamento da Secretaria. “A ampliação na Educação está diretamente ligada a uma gestão que realize ações concretas. E para isso é preciso que todos estejam seguindo em um só direcionamento. Com essa continuidade do diálogo com os Núcleos, o Governo está, efetivamente, no caminho certo para avançarmos ainda mais”, ressaltou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade