Polícia

Preso suspeito de matar subtenente da PM em tentativa de assalto em estacionamento de shopping de Salvador

Crime ocorreu no Shopping Paralela, em setembro de 2017. Homem estava no Baralho do Crime da SSP e era procurado pela polícia.

15/02/2019 às 17h30, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O homem suspeito de matar o subtenente Fabiano Fortuna da Silva, no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador, foi preso em Aracaju (SE), segundo informou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O crime ocorreu em setembro de 2017.

Identificado como Luís Eduardo Santos ribeiro, conhecido como "Chapão", o homem era o 10 de Copas do Baralho do Crime da SSP, ferramenta que reúne os criminosos mais procurados da Bahia.

Conforme a SSP, o suspeito usava documentos falsos para viver na capital sergipana, onde se escondia. Ele foi capturado em uma ação integrada da Força Tarefa da SSP, que investiga morte de policiais, com a Polícia Civil de Sergipe.

Segundo a secretaria, além de Chapão, outros três comparsas participaram da morte do PM. Dois deles, Eduardo Santos de Araújo e Marcelo de Moura Fernandes, foram julgados e condenados a 29 anos de prisão.

A SSP informou que o único integrante da quadrilha foragido é Michel da Silva Nascimento, o 8 de Ouros do Baralho do Crime da SSP. Autor dos disparos que acertaram Fortuna, ele tem mandado de prisão em aberto.

Conforme a secretaria, em depoimentos, Chapão, Eduardo e Marcelo contaram que estavam no banco procurando uma vítima que realizasse saque diferenciado de dinheiro. Disseram ainda que não sabiam que se tratava de um policial quando resolveram abordar Fortuna.

Caso
O subtenente da Polícia Militar, Fabiano Fortuna e Silva, de 40 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto, no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador, na tarde de 28 de setembro. Ele chegou a ser levado para o Hospital Roberto Santos, mas morreu por volta das 18h do mesmo dia. O PM foi sepultado no Cemitério Bosque da Paz, no dia seguinte.

Segundo o delegado Odair Carneiro, da Força-Tarefa que investiga crimes contra policiais, Fabiano Fortuna havia sacado R$ 3,9 mil em uma agência bancária do bairro de Sussuarana, e se dirigiu ao Shopping Paralela para realizar pagamentos, quando foi seguido pelos assaltantes.

No estacionamento do shopping, conforme a polícia, o PM foi abordado pelos criminosos e tentou correr, mas o suspeito identificado como Michel percebeu que ele estava armado e disparou, levando Fabiano à morte. Fortuna serviu à PM durante 19 anos.

Baralho do Crime
Criado em 2011, o jogo é uma ferramenta lúdica criada pela SSP-BA para estimular a participação popular na busca e captura de criminosos. Todo cidadão pode contribuir com o trabalho policial através do Disque Denúncia (3235-0000 e 181), que funciona 24 horas. O sigilo é garantido pela polícia.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade