Cultura

Mercado de Arte Popular recebe exposição fotográfica sobre o sertão

Os trabalhos apresentam o dia a dia do sertanejo e os cenários ao seu redor, onde as plantas, os bichos e as pessoas ilustram o sertão baiano, como explica o retratista.

10/01/2019 às 09h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Mercado de Arte Popular (MAP) recebe até o dia 8 de fevereiro a exposição fotográfica “Pelos Caminhos do Sertão de Euclides da Cunha e Quijingue – BA”, do fotógrafo e poeta feirense Carlos Eduardo de Oliveira, o “Duda”. A mostra foi iniciada nesta segunda-feira.

Os trabalhos apresentam o dia a dia do sertanejo e os cenários ao seu redor, onde as plantas, os bichos e as pessoas ilustram o sertão baiano, como explica o retratista. “Eu procuro mostrar não só o lado bonito, mas também a parte feia, um rio quando está cheio e quando está seco, os pássaros no verão e a falta deles no inverno, as plantas verdes no inverno e a seca do verão”.

Diferente de muitos artistas, Duda não é fotografo profissional. Ele trabalha como Oficial de Justiça e em suas caminhadas levando intimações em dezenas de povoados foi registrando momentos espontâneos no sertão. “Vou passando de carro, vejo um pássaro, paro e fotografo. É instantâneo, nada é combinado”. Duda começou fotografando com um celular, depois passou para a máquina fotográfica. Mais de 4.000 fotos já foram registradas.

Para a exposição do MAP o artista escolheu cerca de 20 fotografias, cada foto vem com o nome do local, o elemento que compõe a obra e a época do ano – um dos aspectos que o artista acha mais interessante na região: “No sertão só existem dois ciclos. Não existe primavera ou outono, apenas verão e inverno”.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade