Artigo

O tempo e a vida

Passa o sofrimento com suas amarguras. Passam as alegrias.

26/12/2018 às 18h41, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Estamos chegando ao final de mais um ano. É mais um ano que passa a ser registrado na história de nossa vida. Passam as flores com seus perfumes. Passam os ventos e as tempestades. Passa o sofrimento com suas amarguras. Passam as alegrias. Tudo passa neste mundo, somente o bem que fazemos permanece.

DIANTE DISSO surge a pergunta: como estou ocupando o tempo? O tempo é abstrato e concreto. Falamos de perder tempo, ganhar tempo, recuperar o tempo perdido, passar o tempo, avaliar quanto tempo ainda temos. É algo bem concreto e nós o manejamos todo dia. Mas também é abstrato, invisível. Todos sabemos o que é o tempo, mas não sabemos explicá-lo, quando nos interrogam.

NA REALIDADE, todos nós temos muito tempo. O que acontece é a má distribuição de nosso tempo. O dia tem 24 horas, a semana sete dias, ou se quisermos, 168 horas. Em cada dia transcorrem 1.440 minutos ou 86.400 segundos. Este é o tempo que Deus nos concede. A distribuição fica por nossa conta. É sempre interessante analisar como gastamos nosso tempo. Se não sobramos tempo para coisas importantes é porque esbanjamos nosso tempo em coisas sem importância.

O TEMPO deixa marcas indeléveis em nossa vida. O dia de hoje tem algo a ver com o dia de ontem e o dia de amanhã é filho do dia de hoje. Somos frutos de nossa história, isto é, da maneira como vivemos o tempo. Aquilo que semeamos no tempo, o tempo fará florir. O futuro não é um lugar para onde vamos, mas é um lugar que estamos construindo.

O TEMPO é um presente de Deus. Ele o concede para nosso amadurecimento humano e espiritual. Por vezes deixamos que preciosos minutos sejam perdidos. É com reais que formamos um milhão, é com minutos que se forma uma hora, e igualmente com eles que estamos construindo nossa eternidade. A misericórdia de Deus é infinita, mas o tempo é limitado. Uma hora, um dia, podem fazer a diferença.

TEMPO bem vivido e bem dividido traz realização. O livro do Eclesiastes lembra: “Cada coisa tem seu tempo neste mundo” e Jesus Cristo diz que o tempo é como uma nuvem que passa… Sempre mais fiquemos atentos, para não desperdiçar nada do tempo. É com ele que vivemos nos realizamos e preparamos a eternidade. Vamos, por isso, ocupar bem todos os dias de 2019 realizando boas obras.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade