Feira de Santana

Merendeiras aprendem receitas utilizando cascas, talos e folhas

O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Escola Municipal Acioly Silva Araújo, no Muchila.

28/11/2018 às 16h46, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cascas, talos e folhas também podem ser utilizados para o preparo de comida. Esta foi uma das dicas da nutricionista Marion Cerqueira dos Santos, do Mesa Brasil Sesc, durante a capacitação continuada para merendeiras da Rede Municipal de Educação. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Escola Municipal Acioly Silva Araújo, no Muchila.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Marion Santos falou sobre o aproveitamento total dos alimentos e debateu com as merendeiras a importância de evitar o desperdiçar. “Muitas vezes, mesmo cozinhando diariamente, não se sabe que existem certas partes dos alimentos que podem ser aproveitadas. E não são. Esta noção evita justamente que os alimentos sejam jogados fora”, explica.

Oferecermos o melhor às crianças

“Meu trabalho na cozinha melhorou muito depois que comecei a participar da capacitação”, ressalta Iraildes Pereira de Jesus, que atua como merendeira da Rede Municipal há dez anos. “Indico que outras colegas participem, pois é um aprendizado necessário para oferecermos o melhor às crianças”, destaca.

Higiene, cuidados com o armazenamento da comida, organização na cozinha, uso dos itens alimentares em novas receitas e a manipulação adequada dos alimentos foram também abordados pela equipe de nutrição do setor de Alimentação Escolar da Seduc. As merendeiras ainda receberam um kit com touca, avental e livro de receitas com várias sugestões interessantes.

Trabalho em equipe é essencial

“Falamos sobre as principais dúvidas que aparecem quando visitamos as escolas. Além disso, destacamos a importância do trabalho em equipe, pois este é essencial na atuação da merendeira”, comenta a nutricionista Kelli Carine Cerqueira.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade