Saúde

Acupuntura apresenta eficácia contra dores associadas ao frio

A estimulação de determinados pontos através da acupuntura pode interagir em áreas do cérebro que são conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e tensão.

15/08/2018 às 15h54, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Muitas pessoas sofrem de dores articulares e musculares nos meses mais gelados. O frio é considerado pela medicina chinesa um fator exógeno causador de desequilíbrios bioenergéticos. A natureza do frio irá manifestar-se no corpo através de vasoconstrição, rigidez muscular, dores fixas que melhoram com aplicação de calor e acentuam com a exposição ao frio.

Foto: Divulgação

Quando o frio ataca a superfície do corpo ocorre vasoconstrição provocando dor nas articulações e na musculatura, afirma a Fisioterapeuta e Acupunturita, Thays Malaquias, principalmente na região da coluna e articulações do ombro e joelho. Os canais energéticos bloqueados produzirão rigidez nos membros dificultando os movimentos de flexão e extensão. Quando o frio penetrar as sessões internas as manifestações podem ocorrer ao nível dos órgãos e vísceras tais como: vômitos de líquidos claros, diarréia, dores abdominais, dismenorréias e edemas.

Abordagens como acupuntura e ventosaterapia podem ser utilizadas conjuntamente para expulsar o frio, mover a estagnação sanguínea provocada pela vasoconstrição e promover relaxamento muscular. Pesquisas recentes têm mostrado que a acupuntura é eficaz no tratamento usual para a dor crônica e para a osteoartrite.

Em geral, acredita-se que a acupuntura estimula o sistema nervoso a provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, bem estar físico e emocional. A estimulação de determinados pontos através da acupuntura pode interagir em áreas do cérebro que são conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e tensão, bem como promover o relaxamento e a desativação da função analítica do cérebro, que é responsável pela ansiedade.

Thays Malaquias, dá algumas dicas para melhorar as dores em geral:

Respire e medite: quando sentir crises de dor, pare e respire profundamente. Faça meditação, se possível, pois ela age no sistema nervoso, fazendo com que sejam liberadas substâncias que provocam bem-estar e relaxamento. Assim, há melhoria no fluxo sanguíneo, no sono e também nas células de defesa do organismo. Além disso, melhora o humor e a concentração, diminui a ansiedade, a irritação e estabiliza nosso lado emocional. Tudo isso em várias respirações profundas, acompanhadas de meditação.

Movimente-se: quando sentimos dor, é normal queremos ficar quietinhos, sem se movimentar muito. Contudo, para minimizar a sensação, é recomendável mover-se, exercitar-se com frequência, mesmo com dor. A atividade física é benéfica porque aumenta o fluxo sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório.

Pare de fumar: se você é fumante, saiba que o tabaco piora a dor, pois prejudica o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão arterial. E há evidências de que a dor lombar e o câncer de pulmão, boca ou garganta prevalecem em fumantes.

Aproxime-se das pessoas que você ama: bem-estar é fundamental no tratamento de dor crônica. Portanto, estar ao lado de quem você gosta é uma dica importante para receber suporte psicológico. Eles inclusive podem (e devem) participar das consultas médicas.

 

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade