Artigo

O lado bom da Micareta

Aspiram ter um espaço para dança, recreação, descanso e cultivo de amizades.

17/04/2018 às 09h58, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Muitas pessoas desejam, em nossos dias, transformar esta vida, tão sofrida em uma vida alegre. Querem ter um espaço de liberdade onde os preconceitos raciais, culturais, sociais e até mesmo religiosos, sejam deixados de lado. Aspiram ter um espaço para dança, recreação, descanso e cultivo de amizades.

FESTEJAR faz bem. Alimenta o espírito, renova o corpo, reaviva a esperança de dias melhores. Por isso, precisamos preservar nossas festas, celebrar nossas vitórias, viver nossa cultura e mostrar a todos nossas capacidades, nossas artes, nosso folclore. Precisamos plantar nossa esperança na sementeira muito fértil que é nosso povo, pobre de dinheiro, mas rico em justiça, ética, cultura, alegria e fé.

ALEGRIA e responsabilidade constituem atitudes profundas da pessoa humana. A Micareta, deveria trazer para todos momentos de descanso, de fraternidade e de alegria. Mas é, igualmente, a responsabilidade que deve ser levada em conta, pois nos obriga a examinar as condições para que esta alegria seja duradoura e extensiva a todos.

O QUE VOCÊ vê nos dias de Micareta? Eu já vi uma jovem pular na Micareta e três meses depois chorar de arrependimento pelo filho que não queria e vi outra jovem feliz passar três dias de descanso e convivência com seus familiares e amigos. Vi um pai gastar R$ 800,00 e negar comida a seus filhos e vi outro trabalhar, normalmente, nos mesmos dias de Micareta, e garantir remédios para sua mãe velhinha. Eu vi o álcool e outras drogas levar uma porção de gente para o hospital e vi rostos sorrindo porque estão em paz consigo mesmo, com a família e com Deus.

A MICARETA, portanto, pode ser aproveitada como um tempo de festa e de alegria, sem exageros, sem abusos e sem dor de cabeça no dia seguinte. Qualquer um pode se alimentar bem, dançar, pular, gritar, mas sabendo que no dia seguinte a vida continua. Saúde jogada fora é vida a menos. Pior ainda, quando ela não volta mais.

A ALEGRIA faz bem para todos. O que se sugere é não abdicar da própria dignidade e responsabilidade. Não achar que a natureza pode ser enganada. Ela é exigente e se vinga contra os que a desrespeitam. O que será de muitas pessoas após a Micareta, quando as máscaras e as fantasias forem jogadas fora? São Paulo recomenda: “O Senhor espera de cada um, uma conduta digna de quem é templo do Espírito Santo” (I Cor. 6,19). Isso, durante a Micareta, e em todos os dias de nossa vida.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade