Artigo

Retorno às aulas

Mudam as técnicas, mudam os pontos de vista, mudam as dinâmicas, mas os valores permanecem. A chave da educação permanece sempre igual.

26/02/2018 às 13h59, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

As férias escolares terminaram e estamos iniciando o Ano Letivo de 2018. Depois da família, a escola é o espaço social mais importante para a vida dos cidadãos. É o primeiro grupo social a que pertencemos.
Há algumas décadas, o aprendizado da criança passava por um círculo fechado: pais, professores e Igreja.

Hoje, é cada vez menor o tempo de convivência entre pais e filhos e diminuiu a influência da Família e da Escola. Surgiram outras matrizes de educação e conhecimento, sobretudo a partir da Televisão, da Internet e de toda a diversidade da Informática.

Mudam as técnicas, mudam os pontos de vista, mudam as dinâmicas, mas os valores permanecem. A chave da educação permanece sempre igual. Educar supõe amor. Um amor exigente, responsável e flexível. E quando isto não dá certo, é preciso recomeçar a partir do diálogo que implica em saber escutar e admitir: talvez ele tenha razão.

Diante disso, como fica a controvérsia dos castigos? Quando os pais e professores não castigam seus filhos e alunos, a vida se encarregará de fazê-lo, diziam os antigos. No passado, se praticavam castigos corporais humilhantes e duros. Hoje, todos estão contra este tipo de atitude. No entanto, os pais e professores têm obrigação de apontar limites. Devem indicar o certo e o errado, o direito e o dever, pressupostos normais para a vida social. Quando os limites não são fixados estamos formando egoístas e irresponsáveis.

Educadores, também, podem fazer tudo pelos educandos, menos decidir por eles. Isso significa dar a eles uma correta escala de valores e fazê-los descobrir o sentido da vida, a dignidade do ser humano e o caminho da felicidade. Sem essa descoberta o jovem não conseguirá descobrir seu papel na família e na sociedade.

Uma escola é considerada boa quando consegue contribuir para o desenvolvimento integral de seus alunos, englobando aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, sociais e religiosos. Lembramos que a grande prioridade de um país é a educação. Muitos países investiram em educação e alcançaram surpreendentes conquistas no seu desenvolvimento. Saudamos, portanto, pais, professores e alunos no inicio do Ano Letivo – 2018.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade