Bahia

Clarão no céu pode ser lixo espacial ou meteoro, diz doutor em astrofísica da Uefs

O Acorda Cidade também ouviu a professora Vera Martins, do departamento de física da Uefs. Segundo ela, existem muitas especulações, especialmente na internet e destacou a importância de ter certeza do que exatamente aconteceu.

21/02/2018 às 19h17, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Moradores de Monte Gordo distrito de Camaçari na região metropolitana de Salvador, disseram que escutaram uma explosão e que logo depois encontraram um objeto que teria caído do céu na noite de terça-feira. A situação ocorreu no momento em que outras pessoas também relataram ter visto um clarão no céu em Salvador e em outras cidades baianas.

Foto: Juliana Almirante / G1

Em Feira de Santana, muitas pessoas afirmaram ter visto o clarão no céu na noite de terça (21). “Eu vi, estava na frente da FTC quando surgiu a bola de fogo cruzando o céu. Às 22 horas mais ou menos”, disse um internauta. “Eu estava chegando em casa aqui em Feira no Bairro Parque Ipê, foi quando eu e minha filha vimos este clarão também, pensamos que era um relâmpago o que não foi. Muito estranho”, comentou outro.

A internauta Luciane Rodrigues comparou o clarão a fogos. “Na BR deu para ver bem. Era uma bola de fogo que mudava de cor parecendo fogos de artifícios. Passou muito rápido”. Já Bianca Ramos, diz que a luz era estranha. “Sou moradora de Feira de Santana, e por volta das 22h30 avistei um clarão no céu muito estranho para ser um relâmpago, o céu ficou muito claro e não houve repetições como ocorre com o relâmpago”.

O internauta Edcarlos Santos relata que estava no distrito de Humildes, quando viu o fenômeno. “Consegui ver também do distrito de Humildes, de início pareceu ser o que chamamos de estrela cadente, mas durou mais do que o normal, e ficou um pouco maior, parecendo ter caído em algum local”.

Sobre o assunto, o Acorda Cidade ouviu o professor doutor de astrofísica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Marildo Pereira, que afirmou que um conjunto de eventos pode ter causado o fenômeno.

“Pode ser algum lixo espacial entrando na atmosfera, pode ser meteoro como muitas pessoas estão achando. A luz foi muito brilhante e também especula-se que pode ter sido um foguete. A luz foi observada em várias localidades da Bahia por volta das 22h de terça”, afirmou.

O professor Marildo explicou a diferença entre meteoro e meteorito. Segundo ele, o meteoro é um fenômeno que acontece na atmosfera e caso ele se choque com a superfície, passamos a chamar de meteorito. O professor disse ainda que a frequência com que cai meteorito na nossa região é relativa.

“Tem épocas do ano que são mais favoráveis. Tem épocas do ano que acontecem chuvas de meteoro, que são associadas com posições onde passam restos de cometas e tem a entrada de fragmentos na atmosfera. Isso tem épocas específicas e pelo que eu saiba não está acontecendo agora”, afirmou.

Marildo Pereira lembrou o caso do Meteorito do Bendegó, que está entre os 15 maiores do mundo e caiu na região de Euclides da Cunha, na Bahia, e foi levado para o Museu Nacional no Rio de Janeiro. Segundo o professor, esse é o meteorito mais famoso do Brasil.

O Acorda Cidade também ouviu a professora Vera Martins, do departamento de física da Uefs. Segundo ela, existem muitas especulações, especialmente na internet e destacou a importância de ter certeza do que exatamente aconteceu.

“Até agora não temos certeza. Houve uma notícia que foi encontrado um pedaço de ferro em Salvador e que ele é usinado, então pode ser de algum objeto, pois temos muito detrito espacial, muita coisa que sobra do que é lançado para o espaço e vai sendo aprisionado pela gravidade da terra e as vezes esses detritos trombam um com o outro, desviam a rota e caem na terra. Eu não sei dizer o que aconteceu de fato, por enquanto”, disse. 

Segundo ela, é possível que o clarão realmente tenha sido visto em vários locais do estado da Bahia, já que ocorreu a uma altitude bem grande. Ela exemplificou a lua, que pode ser vista por qualquer pessoa em todos os lugares.

“A gente olhando da terra parece perto, mas o fenômeno está ocorrendo muito longe. O ângulo que a gente pode ver sob a superfície da terra um fenômeno no céu é um espaço bem razoável”, disse.

“Acredito que tenha sido algum resto de foguete. Meteoro eu não acredito, pois não fez só risco no céu e tem indícios que tenha caído na água, enfim, tem que se apurar o que aconteceu. Eu vi o fenômeno através da filmagem e creio que foi algo que reentrou na terra”, afirmou.

Leia também 

Moradores relatam explosão e encontram objeto após clarão no céu da Bahia: 'Pedi força a Deus e fechei os olhos'

'Clarão no céu' chama a atenção de moradores de Salvador

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade