Saúde

Artrose nos joelhos: entenda como esse problema afeta milhões de pessoas

A artrose nos joelhos é uma doença crônica que afeta quase 80% da população mundial com mais de 65 anos de idade.

16/02/2018 às 09h16, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dor no joelho que piora com o esforço. Rigidez matinal na articulação. Inchaço. Dificuldade em apoiar o peso do corpo sobre o joelho. Todos estes podem ser sintomas da artrose nos joelhos, uma doença crônica que afeta quase 80% da população mundial com mais de 65 anos de idade.

O que é a artrose nos joelhos?

A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença de caráter degenerativo e inflamatório, e que pode acometer diversas articulações, incluindo o joelho, que é inclusive o local mais atingido pela disfunção. Isso ocorre porque o joelho recebe alta sobrecarga nos movimentos diários. 

Na osteoartrite, as cartilagens que revestem as extremidades ósseas sofrem desgaste, causando dor e até mesmo deformidade. Além dos joelhos, a coluna vertebral e os quadris também são bastante afetados. As principais queixas dos pacientes são as dores locais, a falta de firmeza, estalos no joelho, limitação dos movimentos e rigidez local.

Quem pode ter artrose?

A artrose pode acometer pessoas de todas as idades, mas é muito mais frequente em pacientes acima dos 65 anos. Esta também é uma doença considerada, segundo dados levantados pelo Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal, uma das maiores causas de afastamento de trabalho no país. 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia ocorrem por conta da patologia, que afasta em média 7,5% dos trabalhadores de suas funções anualmente. 

Entre as principais causas da doença estão o envelhecimento e aumento da expectativa de vida da população, atividades com movimentos repetitivos realizados incorretamente durante algum tempo, excesso de peso corporal – o que sobrecarrega a articulação, e até mesmo o tabagismo. O histórico familiar também pode aumentar a probabilidade de ocorrência da patologia. 

Além destes fatores, outros também podem ajudar a sensibilizar a região e desencadear a artrose, como lesões meniscais, de ligamentos ou de cartilagem, joelhos desalinhados e fraturas prévias. 

É possível prevenir o aparecimento da doença com a prática regular de exercícios físicos corretamente executados, com a manutenção do peso corporal ideal, com a alimentação balanceada e também com a suspensão do uso de cigarros.

O tratamento varia conforme a indicação médica para cada caso, e tem como foco proteger as articulações e devolver o movimento, impedindo o enrijecimento muscular. A fisioterapia é uma grande auxiliar neste processo, e um dos principais meios de tratamento para a dor decorrente da artrose. O uso de palmilhas para reduzir os pontos de pressão e sobrecarga também é indicado. Podem ser utilizados também medicamentos e até mesmo correção cirúrgica em casos mais avançados. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade