Saúde

Médica dermatologista explica a importância do sol para a saúde

A médica explicou que a radiação que deixa a pele bronzeada é a mesma que causa câncer de pele. Por isso, as pessoas que gostam de se bronzear precisam ficar alerta aos horários de exposição ao sol.

12/02/2018 às 11h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

O sol tem grande importância em nossa saúde. Mas, é preciso ter cuidado para não se expor de forma demasiada por causa do câncer de pele. A médica dermatologista Débora Duarte comentou em entrevista ao Acorda Cidade sobre os benefícios do sol na vida das pessoas e também fez um alerta para a prevenção das doenças de pele.

Segundo ela, quando o sol entra em contato com a pele, ocorre a produção da vitamina D que previne várias doenças, além vários tipos de câncer. A médica afirmou que os melhores horários para a exposição ao sol são antes das 10h e após às 15h e deve-se utilizar sempre o filtro solar..

“O ideal seria que a gente sempre estivesse com uma proteção solar, com filtro solar a partir de FPS 30. Filtro solar no rosto, nos braços, nas pernas. Ter cuidado também com virilhas, o pescoço, o colo. Mesmo que você esteja com filtro solar ele não é um bloqueador. Então uma parte do sol passa mesmo com filtro solar e então a pessoa pode passar o filtro solar e regiões mais importantes, como por exemplo o rosto e deixar uma parte do corpo como por exemplo o braço. Se uma pessoa tomar 10 minutos de sol nos braços. já tem uma produção suficiente de vitamina D ao dia”, explicou.

Tipos de filtro solar

Débora Duarte salientou também que para peles morenas é ideal o fitro solar UVB a partir de 30. Peles claras o UVB a partir de 50 e para peles oleosas o recomendado é a utilização de filtros em gel, loções e gel creme em toque seco. Para pele secas, o ideal é usar loções hidratantes e cremosas

Há também protetores solares mais resistentes à água, mas não são 100% a prova d’água. As pessoas que utilizam esse tipo de produto devem fazer a reposição a cada vez que tomarem banhos, seja na praia ou na piscina.

A médica explicou que a radiação que deixa a pele bronzeada é a mesma que causa câncer de pele. Por isso, as pessoas que gostam de se bronzear precisam ficar alerta aos horários de exposição ao sol.

Além dos cuidados com a pele no verão, ele faz uma ressalva sobre a importância de cuidar dos cabelos.Usar cremes de hidratação e cremes de pentear com filtro solar.

O que fazer em caso de exagerar na exposição ao sol

Para as pessoas que se expõem demais ao sol, a médica disse que há calmantes para melhorar a situação da pela. Chás gelados e antiinflamatórios são boas opções. A camomila traz essa sensação de acalmar a pele e pode-se também usar bastante creme hidratantes

“A pele vai ficar bastante ressecada. Quando entra na fase de despelar a pele, tem que hidratar muito, hidratar também em forma de água. Beber bastante líquido, ter uma alimentação rica em frutas e verduras, que vai dar antioxidantes par a fazer uma renovação celular. Isso vai ajudar muito na pele e no cabelo.. No caso do cabelo tem que hidratar muito. Hidratação, nutrição. Não só no período que se está na praia, como na volta da praia. É válido fazer um reparo, um corte nas pontas do cabelo para poder dar uma renovada”, finalizou Débora Duarte.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade