Saúde

Entenda como a mastigação correta influencia na saúde

É preciso comer lentamente e colocar pequenas porções na boca.

09/02/2018 às 09h11, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O momento das refeições deveria ser o período em que as pessoas parassem para apreciar os alimentos e tivessem um mínimo de concentração e relaxamento, afinal é o combustível para o corpo que precisa ser de qualidade para manter o seu bom funcionamento. Porém, com os maus hábitos e na correria do dia a dia as pessoas estão acostumadas a comer de forma rápida, muitas vezes na frente do computador ou até mesmo da TV e a mastigação acaba sendo a mínima possível de forma inadequada e o que muitas pessoas não imaginam é que podem prejudicar o bom funcionamento o corpo nesse momento.

O processo digestivo, que é uma das etapas mais importantes para que o organismo absorva corretamente e de forma rápida os nutrientes dos alimentos, inicia-se a partir do momento em que a comida é levada à boca. A ocorrência adequada deste processo é essencial para o funcionamento do organismo como um todo e a mastigação é parte fundamental.

A importância de mastigar corretamente

E qual é então a forma certa de mastigar? Primeiro, é preciso comer lentamente e colocar pequenas porções na boca. Além de permitir sentir melhor o sabor dos alimentos, isso promove a quebra do alimento em pequenas partículas. A saliva, além de umedecer o alimento para que ele seja engolido, inicia a digestão dos amidos por meio da enzima amilase salivar.

O tempo ideal para cada refeição é de aproximadamente 30 minutos, com uma média de 30 mastigações antes de engolir cada porção. Isso porque a chegada da comida ao intestino, o que leva alguns minutos, manda ao organismo um sinal de saciedade. Com isso, come-se menos e melhor. Prefira os alimentos mais sólidos no início da refeição, o que movimenta mais os músculos da mandíbula.

A mastigação correta aliás impacta bastante positivamente na saúde da região da boca e do maxilar. Algumas alterações na face podem interferir diretamente na qualidade deste processo, impactando negativamente na saúde do indivíduo e não apenas na mastigação, mas em outros problemas como a apnéia do sono e, dependendo da gravidade, precisam de correção por meio da cirurgia ortognática.

Mastigar do jeito certo reduz a ocorrência de desconfortos gastrointestinais como gases, azia, queimação e dores abdominais. Além disso, permite que o sabor e o aroma dos alimentos sejam sentidos adequadamente, o que evita a alimentação por impulso.

Dica: não use apenas um lado da boca, pois isso sobrecarrega metade da articulação. Só abrir e fechar a boca, sem nenhum movimento horizontal, desalinha os dentes e pode causar dor de cabeça.

Se você suspeita que pode estar mastigando incorretamente, procure um dentista e faça a avaliação adequada.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade