Saúde

Saiba quais são os riscos das dietas rápidas que prometem emagrecer até o Carnaval

As consequências podem ser desagradáveis e prejudiciais, como explica a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

08/02/2018 às 08h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Você já deve ter ouvido e lido vários tipos de dietas mágicas para deixar o corpo em forma pouco tempo antes de festas como a de carnaval ou épocas como o verão. As famosas “dietas da moda” prometem reduzir o peso rapidamente e sem sacrifícios, mas são medidas radicais que não levam em conta a saúde do corpo. As consequências podem ser desagradáveis e prejudiciais, como explica a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

“São dietas com uma restrição muito grande de calorias, de baixo valor nutricional e em geral não atinge grande perda de peso como se coloca. E segundo, que a tendência do corpo, logo depois, é recuperar e pode fazer o efeito sanfona que a gente fala. A tendência do corpo quando ele passa por uma restrição muito grande é perder peso, mas volta a ganhar peso por que economiza calorias”.

Para quem deseja ter o corpo mais em forma, é importante compreender que não existe fórmula mágica e que nenhuma dieta que prometa resultados rápidos vai trazer benefícios à saúde. O Ministério da Saúde alerta que não é recomendada a adoção de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista para uma reeducação alimentar. Além disso, é preciso manter a prática regular de atividade física e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade