Feira de Santana

Agentes comunitários de saúde e de endemias fazem pressão para garantir aprovação de projeto

Para garantirem que o projeto entrasse em pauta, os agentes fizeram uma manifestação na galeria da Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta segunda-feira (5).

05/02/2018 às 12h23, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Um projeto de lei de autoria do vereador Isaías de Diogo, do Partido Socialista Cristã (PSC), que prevê a concessão de um incentivo uma vez por ano aos agentes comunitários de saúde e de endemias, será votado na sessão desta terça-feira (6). Para garantirem que o projeto entrasse em pauta, os agentes fizeram uma manifestação na galeria da Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta segunda-feira (5).

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Antônio do Rosário, explicou a importância do projeto para as duas categorias.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Para nós da entidade, a aprovação desse projeto significa dar direito ao trabalhador, devolver para ele dignidade”, afirmou. Segundo o sindicalista, desde 2006, os agentes comunitários têm direito a esse incentivo. E os de endemias desde 2015. Ainda de acordo com Antônio do Rosário, o valor a ser repassado uma vez por ano para cada agente equivale a um mês de salário.

Ele disse que esse incentivo serve para quando a categoria for lidar com pessoas doentes e também com pessoas de um modo geral, desde crianças até pessoas maiores de idade.

A diretora da Associação dos Agentes Comunitários de Endemias, Isabel Fernandes, relatou que a categoria (ACE) se depara com vários tipos de endemias como febre amarela, zika, chikungunya e que a liberação do recurso é um incentivo a mais para os trabalhadores em decorrência do baixo salário que é pago. Ela lembrou ainda que desde 2014 a categoria está sem receber aumento salarial por parte do governo federal. Mas, já que há um repasse desse incentivo, nada mais justo que a prefeitura faça o pagamento para o trabalhador.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós enfrentamos animais, moradores, áreas de risco e também estamos atuando fortemente no controle da raiva animal, entre outras atividades que desenvolvemos”, afirmou Isabel.

Autor do projeto de concessão do benefício, o vereador Isaías de Diogo confirmou que essa verba chega anualmente para os agentes comunitários de saúde e de endemias para todas as prefeituras do Brasil, como forma de incentivo para as categorias. Ele informou que algumas prefeituras do Brasil já fazem esse repasse aprovado pelas câmaras municipais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Fui cobrado pelas duas categorias. Como eu estou vereador e sou agente de endemias, achei por bem pautar o projeto nesta casa para que se o projeto for aprovado venha garantir esse direito", concluiu.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade