Feira de Santana

Homem que resgatou jacaré da Lagoa Grande diz que não foi para maltratá-lo

A presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, Carolina Busseni, comentou que a comissão constatou um caso de agressão animal em relação aos vídeos e fotos divulgados.

15/01/2018 às 14h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto e Laiane Cruz

Vídeos e fotos postados em redes sociais e em sites no último sábado (13), em Feira de Santana, estão gerando muita polêmica. No material, especialmente nos vídeos, um grupo de pessoas maltrata um jacaré da Lagoa Grande e um homem chega a montar e agredir o animal  com palmadas. O jacaré está com uma corda envolta no pescoço e, em outra imagem, aparece um homem deitado ao lado comemorando a sua captura.

O eletricista Januário Ferreira de Jesus, morador da localidade, procurou a imprensa e assumiu que foi ele quem capturou e laçou o jacaré, na noite da última sexta-feira (12). Segundo ele, o objetivo das pessoas que aparecem nas imagens não foi de agredir o animal e a situação não passou de uma brincadeira infeliz.

“Aquele jacaré estava a 350 metros fora da lagoa. Quando o pessoal da Metro estava trabalhando, mexeu na lagoa e ele saiu, foi para o córrego. Lá no córrego, ele se enganchou. Isso foi umas 18h e eu fui avisado. Chegando lá eu disse: 'Vamos dar um jeitinho para devolvê-lo para a lagoa'. Nós laçamos o jacaré e imobilizamos a boca do animal para ele não atacar ninguém. Colocamos um pau por baixo para fazer a vala e soltá-lo na lagoa. Aí o rapaz que aparece montado no jacaré fez uma brincadeira e disso houve a polêmica que se espalhou pelas redes sociais”, afirmou.

Januário contou que não houve maldade das pessoas com o jacaré. Ele informou que mora na localidade há 26 anos e a população local tem costume de ver os jacarés. Um deles, inclusive, aparece diariamente e é chamado de Arthurzão.

“Eu quero que a população entenda que ninguém fez aquilo ali por maldade. Eu cuido daquilo ali como se fosse a minha casa. Não quero que ninguém maltrate os animais. Nós pensamos em chamar o Corpo de Bombeiros e o Inema, mas na sexta-feira em decorrência do horário imaginamos que não atendessem. Quando terminamos de resgatar e soltar o animal na lagoa já era mais de 20h”, explicou.

O morador relatou ainda que nos vídeos que circulam na internet, aparecem suas mãos segurando o pedaço de pau que fez a vala para apoiar o jacaré. De acordo com ele, esse foi o primeiro resgate feito pelos moradores que aconteceu na Lagoa Grande e devido a toda polêmica, não irá mais se repetir.

“Houve uma brincadeira que se tornou ruim para a sociedade. Acharam que estávamos maltratando o animal. Não vai acontecer isso mais. Eu estou para defender esses animais. Estamos para ajudar a natureza e aquilo ali é a tradição do povo. Sou a favor do gradeamento. Irá trazer benefícios e mais segurança para os animais”, acrescentou.

Agressão animal

A presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, Carolina Busseni, comentou que a comissão constatou um caso de agressão animal em relação aos vídeos e fotos divulgados.

Ela explicou que o fato de o animal ter sido exposto e colocado em situação de estresse, medo e terror é considerado maus-tratos.

“Constatou-se uma agressão animal sem sombra de dúvidas. As imagens são muito claras. O animal foi submetido a uma situação de maus-tratos e crueldade. Desde o fato de ter sido amarrado até ter sido exposto à situação de estresse, de medo e terror. Sem contar o fato das pessoas estarem em cima dele, batendo e cavalgando nesse animal”, disse.

Carolina esclareceu que, em caso da população encontrar um animal silvestre, jamais deve-se manter contato com esse animal. O ideal é que entrem em contato com o Inema e o Corpo de Bombeiros. Além disso, um processo está sendo instaurado para apurar o caso.

“O crime de maus-tratos está previsto no artigo 32 na Lei de Crimes Ambientais, que dá de três meses a um ano de detenção e multa. A OAB de Feira de Santana, através da nossa comissão, vai entrar em contato com as autoridades competentes: Polícia Civil e Ministério Público para que seja instaurado todo o processo investigativo. Para que essas pessoas possam responder pelo crime que cometeram e identificar as pessoas envolvidas”, salientou.

O secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, afirmou que também já tomou providências acerca das denúncias de maus-tratos contra o jacaré da Lagoa Grande. Ele informou que entrou em contato com a Polícia Militar, que através do setor de inteligência está tentando identificar os agressores.

“É inadmissível os maus-tratos a qualquer tipo de animal. E cabe ao governo do estado o combate a esses maus-tratos aos animais silvestres. Também entrei em contato com o diretor do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), e ele me disse que o Ministério Público está atento a essa situação, está cobrando, não só do Ibama, mas também do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a solução para essa questão dos animais".

Sérgio Carneiro afirmou ainda que a prefeitura de Feira, através da Secretaria de Meio Ambiente, está fazendo a sua parte, que é oficiando os órgãos competentes. "Ficamos felizes que a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) anunciou que pretende fazer o gradeamento da Lagoa Grande. Todas as providências que pudemos tomar, de contactar com os outros órgãos de outras instâncias e com a PM, nós fizemos”, afirmou o secretário.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade