Cultura

Irmãs herdam da mãe o amor pela Festa de Reis e lutam para preservar a tradição em Tiquaruçu

Orgulhosamente, Fernanda mostra algumas fantasias antigas usadas por mulheres e a nova, que vai usar neste ano.

05/01/2018 às 15h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

“A gente que mora no distrito não deve deixar morrer esta tradição, que tem mais de dois séculos”. A declaração não é de algum veterano da Festa de Reis de Tiquaruçu, evento que acontece neste sábado (6) e domingo (7), completando nada menos que 202 anos. Quem faz esse apelo é a jovem sambadora Fernanda, residente do bucólico lugar e incentivadora da comemoração.

Orgulhosamente, ela mostra algumas fantasias antigas usadas por mulheres e a nova, que vai usar neste ano. Não está sozinha neste esforço. Sua irmã Edivânia também herdou a disposição da mãe delas, Maria Cerqueira, sempre presente ao animado encontro anual.

Foto: Secom/Feira de Santana

“É uma festa de muita tradição e o reisado deve estar presente, sempre. Não faz sentido o grupo não sair às ruas”, convoca. De fato, o evento que comemora o Dia de Reis, com seus dois séculos de tradição, atrai ao distrito centenas de visitantes, não só de Feira de Santana, mas de várias outras cidades, para ver de perto esta singular demonstração de cultura da Bahia.

As irmãs herdam a disposição da mãe delas, Maria Cerqueira, para participar da festa: “Durante muitos anos participei do reisado e fui em muitos locais apresentar esta nossa cultura”.

Fonte: Secom Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade