Feira de Santana

Tarifa de ônibus em Feira deve sofrer reajuste ainda este mês, diz secretário

Em entrevista ao Acorda Cidade, Saulo Figueiredo confirmou que o aumento está previsto no contrato celebrado entre a prefeitura e as empresas de ônibus Rosa e São João.

03/01/2018 às 17h05, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A tarifa do transporte público de Feira de Santana deverá ser reajustada ainda neste mês de janeiro. A informação é do secretário de Transportes e Trânsito do município, Saulo Figueiredo. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele confirmou que o aumento está previsto no contrato celebrado entre a prefeitura e as empresas de ônibus Rosa e São João.

“É previsto no contrato assinado entre o município e as concessionárias de ônibus de que todo mês de janeiro haja o reajuste da passagem para reequilibrar financeiramente o contrato. Esse reajuste leva em consideração três índices, que são o reajuste salarial dos operadores (motoristas e cobradores), que é dado pelas empresas, o segundo índice é o preço do óleo diesel pela Agência Nacional de Petróleo, e o terceiro é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)”, afirmou Saulo Figueiredo.

O secretário ressalta que a fórmula é pré-definida e um corpo técnico da secretaria avalia os índices junto aos órgãos oficiais.

“Após esse cálculo a gente faz a convocação do Conselho Municipal de Transporte, que tem representantes da sociedade civil de um modo geral, e após ser analisado, levamos a proposta ao prefeito, que assina o decreto dando o reajuste. Quem define o reajuste não é o conselho. Ele discute a fórmula, que é dada pelo contrato, e tem como base o que acontece na economia do país”, explica.

Ainda de acordo com o secretário da SMTT, o conselho municipal é composto por catorze membros, com secretários, representantes dos comerciários, sindicatos e estudantes. Saulo Figueiredo não informou, porém, de quanto deve ser o reajuste. “Estamos ainda em fase de estudos e amanhã deveremos divulgar a portaria convocando para a semana que vem. O valor exato só pode ser divulgado após as discussões com o conselho”, disse.

Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade