Educação

Google certifica professores e estudantes de Feira de Santana

A iniciativa é resultado de parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto e-Nova Educação, que inclui a formação dos gestores e professores, com o objetivo de fortalecer o eixo pedagógico nas escolas.

27/12/2017 às 14h32, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Google INC certificou 116 professores e nove estudantes da rede estadual de ensino, que participaram da formação do Google Apps For Education ou Google Sala de Aula. O aplicativo oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem e configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores. A iniciativa é resultado de parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto e-Nova Educação, que inclui a formação dos gestores e professores, com o objetivo de fortalecer o eixo pedagógico nas escolas.

Realizada pelo Instituto Paramitas – única ONG parceira da Google para a formação de professores –, contratado pela Secretaria da Educação do Estado, a formação foi iniciada em 20 unidades de ensino de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João, Jequié, Senhor do Bonfim, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus e Itabuna. De acordo com o coordenador geral de Articulação de Projetos para a Educação da Secretaria, Rogério Quintella, a iniciativa proporciona a inovação na sala de aula e confere maior qualidade nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, por meio do uso da tecnologia.

“A certificação dos professores e estudantes ocorre por meio de uma prova bastante difícil, internacional, feita à distância. O resultado superou a nossa expectativa. Começamos em 20 escolas, tendo como infraestrutura apenas os celulares do formador e dos cursistas. Agora, teremos condições de ampliar a formação e fazer ainda melhor com a chegada da banda larga em 572 escolas da rede estadual, no início do ano letivo de 2018. Isto significa que, inicialmente, quase 50% das nossas escolas já terão acesso à Internet em Banda Larga, o que vai facilitar o acesso ao Google Sala de Aula”, ressalta Quintella.

A professora de Filosofia do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, Joadilma Priscila, fala sobre a experiência. “Este curso do Google foi muito bom. Algumas ferramentas eu já conhecia, mas não sabia como utilizá-las. A agenda já fazia parte do meu cotidiano e outras ferramentas foram sendo descobertas. A ferramenta de projeto foi muito interessante: poder fazer o projeto, compartilhar as informações. Estou aplicando as ferramentas com os alunos e para o próximo ano letivo pretendo ampliar a execução com eles porque acho que isso vai dar uma grande oportunidade, tanto para mim, como professora, como para os alunos de nos envolvermos mais com o conhecimento”.

A professora Jerusa Prado, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde (CEEPS) Adélia Prado, em Vitória da Conquista, aplicou algumas ferramentas do Google com seus alunos e fala sobre o resultado. “Ao término da nossa terceira e última unidade do ano letivo, utilizei uma das ferramentas do Google Sala de Aula, que é o formulário, e, através dele, criei um questionário de autoavaliação, com questões objetivas e subjetivas. Convidei os alunos através do e-mail deles e fiz questão de que eles realizassem essa atividade em casa para que ficassem mais à vontade para responder. Foi uma atividade muito proveitosa e prazerosa, porque tive um retorno de como foi a disciplina para os meus alunos, como eles aprenderam e as deficiências que ficaram”.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade