Educação

Alunos superam dificuldades e comemoram formatura do ensino médio em Feira de Santana

Muitos deles já são avós, mães e pais de família que precisavam conciliar os estudos com jornadas duplas ou triplas de trabalho

22/12/2017 às 23h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Comemorar com festa a conclusão do ensino médio não é algo comum, mas para os estudantes do turno noturno do Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota, em Feira de Santana, trata-se de um marco importantíssimo para suas vidas, afinal só eles sabem as dificuldades que passaram.

Muitos deles já são avós, mães e pais de família que precisavam conciliar os estudos com jornadas duplas ou triplas de trabalho durante o dia e dirigir-se a escola à noite, vários deles saindo, inclusive da zona rural. A comemoração desta conquista aconteceu na última quarta-feira (20) com a presença de parentes, amigos e professores. A turma estava simplesmente radiante.

“A conclusão desta etapa significa muito para nós, pois é um passo para o nosso aprimoramento”, disse uma aluna que venceu inúmeras dificuldades como os demais.

Serviços prestados à comunidade

O colégio tem 50 anos de existência e oferece o ensino para jovens e adultos (EJA), Supletivo e Tempo de Aprender, e ainda tem salas de audiovisual para as pessoas que são deficientes, onde estão matriculados dezenas de alunos.

O colégio distribui frequentemente merenda nos seus turnos, além de livros e até fardamento de forma gratuita, além do vale transporte estudantil, com o qual os alunos têm 50% de desconto. Alguns dos professores possuem mestrado e outros estão iniciando o doutorado, informou a vice-diretora Josineide Lima de Oliveira.

“O jovem sem educação e sem emprego pode optar por caminhos tortuosos”, enfatizou um educador durante a cerimônia de formatura, que contou com a participação dos vereadores João Bililiu (patrono) e Roberto Tourinho (paraninfo).

A comemoração

A solenidade começou a ser comemorada no ano de 2015, idealizada por Jean Cedraz. O ex-aluno conta que com a simpatia de todos, vem durante esses anos dando suporte e incentivo aos novos estudantes que chegam àquela instituição de ensino, principalmente na cerimônia de entrega dos certificados que é considerada por muitos como um troféu, em função das dificuldades no trajeto da busca pelo conhecimento.

Muitos deles enfatizaram que pretendem ingressar em uma faculdade e uma comemoração como esta é um grande incentivo para dar continuidade aos estudos.

Informações do repórter Denivaldo Costa, do Portal Cidade Gospel
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade