Educação

Ensino a Distância cresce em Feira de Santana e região

Desse total, 82,3% em instituições privadas.

22/12/2017 às 09h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O último Censo da Educação Superior no Brasil mostra que a modalidade a distância (EaD) tem crescido em ritmo acelerado no país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2016, quase 3 milhões de alunos iniciaram uma graduação, isso porque a modalidade a distância cresceu mais de 20%. Desse total, 82,3% em instituições privadas.

Nesse contexto, Feira de Santana se tornou um grande centro educacional, atualmente possui mais de 20 instituições que oferecem cursos de nível superior na modalidade EaD, sem contar os cursos profissionalizantes e pós-graduação também nessa modalidade. A cidade possui inclusive uma instituição genuinamente feirense, a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef).

De acordo com especialistas, esse crescimento já era esperado e a tendência é aumentar ainda mais. “A expansão da EAD é irreversível por se tratar de uma metodologia inovadora”, confirmou a professora Anaci Paim, ex-reitora da Uefs e ex-secretária de Educação do Estado, atualmente responsável pela implantação da modalidade de Educação a Distância da Unef – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana.

Instituições públicas também ofertam cursos com esse modelo onde o estudante é o principal gestor do tempo. Na Bahia, temos os exemplos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Esses exemplos só reforçam grande importância do papel do ensino a distância na ampliação do ensino em nosso país.

São vários os fatores que possibilitam o crescimento do ensino a distância, entre estes a flexibilidade de preço, onde as mensalidades geralmente são mais baratas que os cursos presenciais e é possível atender a um número maior de estudantes. Outro ponto importante é a adequação da rotina às atividades de estudos de acordo com a disponibilidade do estudante, atendendo a demanda do público alvo: pessoas que geralmente possuem pouco tempo livre e que precisam conciliar emprego e estudo.

Diante das muitas possibilidades, especialmente em Feira de Santana e região, o estudante pode encontrar cursos nas mais variadas áreas do conhecimento e com preços acessíveis, assim como promoções e descontos diversos que facilitam o ingresso do estudante ao ensino superior. Com polos em mais de 30 polos na região, a UNEF por exemplo oferece desconto de 50% em todo o primeiro semestre de 2018.1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade