Cultura

Samba de roda e consciência negra são temas de seminário na Quixabeira da Matinha

Bule-Bule, que é repentista, cordelista, forrozeiro e mestre da cultura popular brasileira na Bahia, participou do seminário e contou sobre a história e origem do samba de roda.

20/11/2017 às 12h50, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Associação Cultural Coleirinho da Bahia realiza, até o dia 25 de novembro, diversas ações gratuitas em prol da valorização da cultura popular e da identidade negra no distrito da Matinha, em Feira de Santana. Dentre as atividades, aconteceu, no domingo (19), o II Seminário sobre o Samba de Roda.

Bule-Bule, que é repentista, cordelista, forrozeiro e mestre da cultura popular brasileira na Bahia, participou do seminário e contou sobre a história e origem do samba de roda. As influências das culturas indígena, negra e a dança como instrumento de valorização e resgate da cultura popular.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A origem do samba é muito questionada. Mas, o que se faz mesmo é com a junção do africano, com as comunidades indígenas que aqui já estavam e que faziam em semicírculo, as suas manifestações, as suas organizações para festas, para casamentos. As comunidades indígenas sempre fizeram em semicírculo. O negro veio com a sua prática de fazer em semicírculo. E é isso como se faz a grande roda. Aí a cidade organizou e levou para o teatro de arena o palco arredondado. Então tudo isso para chegar aqui e afirmar que a origem do samba é essa ou aquela. Pode ser uma coisa e muito mais, que fique até devendo alguma explicação. Mas, a certeza é que todas as comunidades do mundo fazem o seu semicírculo para se manifestar. Onde o líder dirige aquela hora, sabendo da sua voz de comando, é o que o samba faz, é o que o coco de roda faz, é o que a ciranda faz, é o que o maracatu faz. Tudo isso é a mesma origem. É a mesma pegada”, disse.

Quixabeira da Matinha

O II Seminário sobre o Samba de Roda lotou a Associação Coleirinho da Bahia e contou com a participação da comunidade, ativistas culturais e artistas locais.

Guda Moreno, que preside a associação cultural, relatou como surgiu a Quixabeira da Matinha, o trabalho desenvolvido pela entidade e a luta pelo resgate e valorização cultural nas escolas. Segundo ele, a Quixabeira existe há 28 anos com o objetivo de preservar e salvaguardar a cultura popular, especialmente o samba de roda.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente só vem contemplando apoio através do edital de ponto de cultura do estado. E então, desde 2007, que a gente vem trabalhando voluntariamente. Dando aula de samba de roda, de percussão para as crianças e graças a Deus já formamos algumas que hoje já são adultos e hoje estão na Quixabeira. A gente vem a nível nacional falando em Brasília com o Ministério da Cultura para criar um projeto para que pegue esses mestres da cultura popular e leve para os colégios, para começar a dar aula. Ensinar a cultura popular nas escolas.

Para Guda Moreno, é importante resgatar e trabalhar sobre a cultura local desde a infância, pois as crianças são o futuro do país. Ele salientou que é muito importante que as crianças da zona rural vivenciem na escola também o cotidiano da zona rural.

“Vamos mudar a situação do país quando nossas crianças, nossos jovens passarem a viver na escola o cotidiano da zona rural e da comunidade quilombola”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade