Baleado Fsa

Baleado movimenta finais de semana do Conjunto Feira V em Feira de Santana

A brincadeira, que começou com um pequeno grupo de mulheres, já conta com 200 jogadoras.

28/11/2016 às 12h21, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A brincadeira de criança, marcada por rapidez e agilidade nos movimentos, voltou com tudo para um grupo de mulheres do Conjunto Feira V, em Feira de Santana, que participam do “Baleado Fsa”. O jogo, que também era conhecido na infância como queimada e reunia crianças e vizinhos nas partidas, hoje movimenta os finais de semana de cerca de 200 mulheres.

Foto: Divulgação

A iniciativa começou através de Danylla Lima, mais conhecida como Dani e a jogadora mais antiga do grupo. Ela contou que sempre participava de um campeonato que acontece anualmente na cidade e sempre gostou de jogar baleado. Pensando nisso, ela decidiu reunir as amigas e formar um time para jogar no bairro.

“Sempre fui ‘viciada’ em baleado e participo de um campeonato que acontece anualmente em Feira de Santana. Certo dia pensei que os jogos poderiam acontecer independente disso e então decidi reunir as amigas para jogar”, disse.

Foto: Divulgação

A brincadeira, que começou com um pequeno grupo de mulheres, já conta com 200 jogadoras. Dani explica que são 70 jogadoras divididas em sete times com dez pessoas, além de outras jogadoras avulsas. O baleado foi crescendo e o boca-a-boca das jogadoras hoje faz com que o esporte seja atividade agendada de todo o domingo no Conjunto Feira V. Jogadoras de outros bairros também participam e a ideia é socializar e promover cada vez mais o baleado na cidade.

Depois do sucesso, Dani relata que formaram-se inclusive times de homens. Além do grupo feminino, há também 30 homens divididos em três times. As disputas, que antes eram somente entre as mulheres, já têm a participação masculina e também a realização de campeonatos entre os times diversos.

Foto: Divulgação

Dani relata que o gupo “Baleado Fsa” cresce a cada dia com o objetivo de fazer a integração saudável entre amizade, atividade física e confraternização entre amigos, além da parte social. Em cada treino, os participantes levam alimentos para serem doados para instituições filantrópicas da cidade. A jogadora e a maior incentivadora do grupo afirma com carinho o seu maior propósito.

“Buscamos reviver o baleado de rua tão praticado por nós na infância. Nessa prática vamos juntando mais e mais pessoas. Homens e mulheres de todas as idades. Interação, bem estar e saúde é o nosso lema”, finalizou.

Foto: Divulgação

No próximo dia 18 de dezembro, acontecerá o campeonato “Sapeca Noel” que promete agitar a disputa do baleado em Feira de Santana.

Para mais informações ou quem tiver interesse em participar do grupo o contato é através da fundadora do 'Baleado Fsa' Danylla Lima pelo telefone: (75) 99193-3580.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade