Acorda Cidade - Versão Mobile

Cartas para o Papai Noel dos Correios podem ser entregues até o dia 30 de novembro

Crianças de Feira de Santana já podem escrever cartinhas para o Papai Noel. Os pedidos podem ser entregues diretamente nas agências dos Correios da Avenida Getúlio Vargas ou do Bairro Capuchinhos.

Engenheiro relata os principais problemas da mobilidade em Feira de Santana

Durante a audiência foi feita uma apresentação com um diagnóstico da situação da mobilidade em Feira de Santana, com algumas propostas a serem analisadas pelo governo municipal.

Em inauguração de sede, comandante-geral da PM anuncia novas viaturas e mais armas para a Rondesp Leste

A nova sede da Companhia Independente de Policiamento Tático - Rondas Especiais Leste (Rondesp Leste) foi inaugurada em Feira de Santana, no final da tarde de sexta-feira (10).

Trabalhadores fazem manifestação contra a reforma trabalhista, que passa a vigorar neste sábado (11)

Na tarde desta sexta-feira (10), trabalhadores se reuniram e saíram pelas ruas do centro de Feira de Santana, para protestar mais uma vez contra as reformas trabalhista, da previdência e a lei da terceirização.

Receita Federal esclarece como contribuinte deve declarar despesas médicas

No início deste mês a Receita Federal decidiu deixar mais claro para os contribuintes como funciona algumas tributações do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF). De acordo com a norma, o cidadão não pode lançar na declaração despesas médicas que não fazem parte do ano-calendário anterior, ou seja, na declaração de 2018, nenhuma despesa médica anterior a 2017 vai poder ser lançada.

Estudantes se dizem preparados para as provas do Enem

A primeira etapa da prova do Enem neste domingo, reuniu milhares de pessoas em Feira de Santana. Como estava previsto os portões dos locais de provas foram abertos às 11hs.

Rotarianos plantam 40 árvores na Avenida Nóide Cerqueira

A Avenida Nóide Cerqueira ganhou mais 40 árvores. O plantio foi feito na manhã deste domingo (29) por membros do Rotary Clube de Feira de Santana Portal do Sertão.

1º lugar – Categoria de 6 a 10 anos

Beatriz da Silva Santos, 8 anos, Escola Lulane. Tema: Guarda Compartilhada.

2º lugar – Categoria de 6 a 10 anos

Ana Carolina Silva Barros, 10 anos, Escola Alicerce do Saber. Tema: Obesidade Infantil.

3º lugar – Categoria de 6 a 10 anos

3º lugar – Laura Beatriz Barbosa da Silva, 10 anos , Colégio Supra. Tema: Alfabetização financeira também é coisa de criança.

1º lugar – Categoria de 11 a 14 anos

Roberta Santos Borges, 14 anos, Escola Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (Escola Pública de Anguera). Tema: A busca exagerada pelo corpo perfeito

2º lugar – Categoria de 11 a 14 anos

Bernardo Brasil Santos, 11 anos, Colégio Santo Antônio. Tema: Cadastramento biométrico no processo eleitoral.

3º lugar – Categoria de 11 a 14 anos

Emily Barbosa da Silva, 12 anos, Escola Maria Quitéria. Tema: Reaproveitamento do óleo residual do óleo de cozinha.

1º lugar – Categoria de 15 a 17 anos

Lara Sena Santos, 15 anos, Colégio Padre Ovídeo. Tema: A difícil tarefa de escolher a profissão.

2º lugar – Categoria de 15 a 17 anos

Amanda Zaine Lopes da Costa Rodrigues, 15 anos, Colégio Padre Vieira. Tema: Os riscos dos jogos eletrônicos.

3º lugar - Categoria de 15 a 17 anos

Andressa Franco dos Santos Lima, 16 anos, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Escola Pública). Tema: Alterações no Enem 2017.

Doenças cardiovasculares são principal causa de morte no mundo

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A cada ano, cerca de 17 milhões e meio de pessoas são vítimas de problemas do coração, como por exemplo, ataques cardíacos e derrames. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

Maioria dos incêndios florestais no Brasil tem origem na ação humana

Mesmo com a chegada da Primavera e o início da chuvas, é preciso ficarmos alertas com queimadas. Neste final de semana, um incêndio atingiu cerca de 6 quilômetros de vegetação nativa na zona rural da cidade de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba. De acordo com Corpo de Bombeiros, foi preciso trabalhar aproximadamente mais de quatro horas para que o fogo fosse apagado. Casos como este são frequentes em todos os Estados brasileiros, afinal, eles são atingidos pelo tempo seco em diferentes meses do ano. No Pará, por exemplo, o pior período para ocorrência de incêndios é entre agosto e novembro. Os Estados do Centro-Oeste são atingidos entre julho e novembro. Já em Roraima, é no fim e início do ano, de dezembro a março, e no Sudeste, entre julho e setembro.

Procissão marca o encerramento da 21ª Festa do Senhor dos Passos

João Antônio dos Santos, missionário da Gruta do Rosário da Igreja Senhor dos Passos, disse que o encerramento da festa aconteceu como um momento de reflexão e convite para que todas as pessoas possam resgatar nas famílias o amor, o perdão e a presença de Deus.

Projeto do Governo do Estado leva cultura e arte para as escolas

O Projeto ‘Transformaê - Virada Educacional Bahia’ levou cultura e arte para as escolas de Feira de Santana. No bairro Irmão Dulce, na Escola Edith Mendes Gama e Abreu, os alunos e professores realizaram uma feira enfatizando as sete nações do planeta.

Passagem de avião está mais barata desde cobrança por bagagem, aponta pesquisa

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas mostra que os preços das passagens vendidas de junho até o inicio de setembro, tiveram queda entre 7% e 30% desde quando a bagagem despachada começou a ser cobrada. O levantamento foi feito com as companhias Azul, Gol e Latam. A empresa Avianca vai começar a cobrar o despacho de bagagens somente na próxima segunda-feira (25).

Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é lembrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O tema possui extrema relevância quando observamos que, no Brasil, mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população. Mas o que não é possível de se avaliar é a quantidade de pessoas vítimas de preconceito e discriminação, principalmente as crianças. Esse é o caso da Andrea Quadros, mãe da Júlia, uma adolescente que nasceu com encefalopatia crônica, mais conhecida como paralisia cerebral.

Psicólogo considera absurda decisão sobre tratamento de pessoas homoafetivas

O Acorda Cidade ouviu o professor de psicologia Alfredo Morais. Segundo ele, essa decisão vai de encontro ao que diz a Organização Mundial de Saúde (OMS) e também a própria ciência.

Cerca de 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 45% da população mundial sofre com algum tipo de distúrbio do sono, seja a insônia, a apnéia do sono ou o ronco. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 24% dos homens e 18% das mulheres de meia-idade roncam; para aquelas pessoas que estão acima dos 60 anos, esse índice sobe para 60% e 40%, respectivamente. O ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa e é mais frequente no homem a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa. Já a apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, como explica o dentista Sidnei Goldmann.

Comerciantes do setor de artesanato fazem manifestação contra shopping popular

Comerciantes do setor de artesanato do Centro de Abastecimento realizaram na manhã desta quinta-feira (14) uma manifestação na Rua Manuel Matias, contra as obras do Shopping Popular, que estão sendo realizadas no local.