Feira de Santana

Prefeito diz que empresas terão condições de comprar ônibus articulados para o BRT

Na entrevista ele também falou sobre algumas obras em andamento na cidade e a polêmica envolvendo a a construção do Shopping Popular.

14/12/2017 às 06h25, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, informou em entrevista ao vivo, no programa Acorda Cidade, que 90% das obras do BRT em Feira de Santana estão dentro do cronograma. Segundo ele, por ser uma obra de grande porte, houve algumas dificuldades, que foram resolvidas, e outras que ainda estão sendo solucionadas.

“Há algumas questões que tiveram que ser resolvidas, como a construção do CCO (Centro de Operações), que monitora a circulação dos ônibus pela cidade, dentro do BRT, que sofreram alguns ajustes técnicos e conseguimos um local para instalá-lo, na Avenida Rio de Janeiro. E as estações de transbordo: uma na Nóide Cerqueira, uma na Avenida Airton Sena e uma da Pampalona, que tiveram problemas quanto aos terrenos. Nós desapropriamos e depositamos o dinheiro das indenizações na Justiça, mas precisamos de uma decisão judicial para que possamos entrar no terreno e iniciar os trabalhos. Nisso tem um processo de atraso, na Nóide e na Airton Sena”, informou o prefeito.

Ônibus articulados

Com relação à compra dos ônibus articulados, o prefeito afirmou que acredita que, apesar do pedido de recuperação judicial da empresa de ônibus São João, tanto ela quanto a Rosa terão condições de cumprir o acordo.

“Essa decisão judicial, que eu acho que foi muito importante para Feira de Santana, a empresa terá nesses seis meses as condições de se equilibrar. Cada empresa tem que comprar sete ônibus safonados, e eu acredito que elas vão ter capacidade pra isso e cumprir o contrato. Agora, a prefeitura evidentemente tem autoridade para tomar posições e tem comunicado as empresas os nossos pontos de vista, os nossos desejos, sem ameaças, mas fazendo um diálogo seguro e acima de tudo de cumprimento de contrato”, destacou José Ronaldo.

Ele afirmou ainda que a situação do transporte em Feira vem melhorando, com um incremento de 200 mil passageiros ao sistema, nos últimos meses.

“Essas empresas investiram muito dinheiro. No momento em que diminui o número de passageiros, não só aqui, mas em qualquer lugar, com a crise, as empresas têm dificuldade, que está sendo superada porque o sistema está melhorando. Eu diria que de uns seis meses para cá, o número de passageiros está aumentando mês a mês, o que quer dizer que as pessoas voltaram a confiar no sistema de transporte público. Então aos poucos as empresas estão adquirindo e investindo. E eles querem buscar cada vez mais um melhor serviço à comunidade. Alguns estudos profundos estão sendo feitos, e estamos analisando a contratação de uma empresa para fazer uma ação da prefeitura dentro do sistema”.

Shopping Popular

Sobre a polêmica envolvendo a participação de chineses na construção do Shopping Popular de Feira de Santana, cuja responsável pela construção é a Fundação Doimo, presidida pelo empresário mineiro Elias Tergilene, o prefeito José Ronaldo esclareceu que é comum que governos e empresas privadas busquem os investidores chineses. No entanto, ressaltou que os espaços do entreposto comercial serão explorados exclusivamente por brasileiros ou estrangeiros naturalizados.

“Encaminhei à Câmara Municipal um projeto de lei, proibindo que estrangeiros não naturalizados ocupem este espaço. E há uma concordância de que os espaços devem ser para os brasileiros, para aquelas pessoas cadastradas. Nós estamos contratando uma empresa especializada, com o apoio do Sebrae, para poder fazer um recadastramento, porque quando foi feito o cadastramento havia um número de pessoas, mas nós estamos buscando a realidade de hoje e nenhum chinês (não naturalizado) ocupará espaço para comercialização no shopping popular”, enfatizou.

Obras da Artêmia Pires

Questionado sobre o término das obras que liga a Avenida Artêmia Pires à Avenida Nóide Cerqueira, José Ronaldo afirmou que foi feita a pavimentação asfáltica da Rua Tobias Barreto, que liga das duas avenidas. Já a Fernando Pinto, que também faz a ligação entre as duas vias, apenas uma parte foi pavimentada.

“Ali não terminamos porque faltam 150 metros de um lado, que são de oito herdeiros, cujo pai morreu e não têm inventário, e eles não aceitaram abrir sem pagamento. Sem a escritura nós não podemos pagar. Então entramos com uma ação na Justiça, depositamos o dinheiro e estamos aguardando o juiz dar um parecer, pra que a gente possa abrir e eles vão receber o dinheiro na Justiça”, explicou.

O prefeito anunciou ainda que a prefeitura já está pavimentando a Rua Corredor dos Araçás, qual ficará pronta em um prazo de até 15 dias. “Temos outra avenida que chama Jorge Bastos Leal, que está com a metade asfaltada, a outra metade não está, foi uma negociação uma PPP com a empresa CSO, que teve um problema com essa crise, mas ela vai encaixar na Silvio Matos, e da Silvio na Nóide”, completou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade