Saúde

Especialista ensina como lavar roupas íntimas para se proteger de fungos e bactérias

Uma pesquisa recente, feita da Faculdade Devry Metrocamp, em Campinas (SP), revelou que as roupas íntimas podem abrigar cerca de 10 mil bactérias por peça.

02/12/2017 às 18h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Você sabia que os cuidados com a higiene pessoal vão muito além do tomar aquele banho caprichado e do uso de sabonetes, cremes e desodorantes corporais? Para evitar doenças, fungos e outras infecções, é preciso observar também o cuidado com as roupas que usamos, sobretudo as peças íntimas.

Uma pesquisa recente, feita da Faculdade Devry Metrocamp, em Campinas (SP), revelou que as roupas íntimas – cuecas, calcinhas e sutiãs – podem abrigar cerca de 10 mil bactérias por peça, mesmo após diversas lavagens, e a contaminação também está presente nas peças recém-compradas. Segundo o estudo, as amostras geraram preocupação pelo risco que esses microorganismos podem trazer à saúde, como alergias, infecções e até a incontinência urinária.

O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, esclareceu, em entrevista ao Acorda Cidade, que a presença de microorganismos nas roupas que as pessoas vestem, principalmente as peças íntimas, podem causar corrimentos, provocados por fungos como a cândida, bactérias fecais e estafilococos, que é uma bactéria causadora de pus, além de infecções do trato respiratório como sinusite e laringite.

"Não são somente as peças íntimas que as pessoas usam no dia a dia, as peças novas também estão contaminadas. Então elas têm que ser lavadas. E se você colocar diretamente na máquina da lavar, você vai contaminar, além do equipamento, as outras roupas que estão lá”, alerta o biomédico.

Para fugir do problema, o doutor Bactéria revelou quais as técnicas de desinfecção podem ser utilizadas no dia a dia para evitar riscos à saúde. Segundo ele, no caso de roupas brancas deve-se usar a água sanitária para desinfecção. “Duas colheres de sopa por litro de água, deixando pelo menos por 15 minutos”.

Para as roupas coloridas, pode-se utilizar um desinfetante doméstico sem cheiro. E para as peças que não possuem detalhes em metais, uma ótima opção também é o vinagre branco puro de 4 a 6%. Deixa por 10 minutos.

Tudo isso deve ser feito antes da lavagem normal das roupas, seja no tanquinho ou na máquina de lavar. “Outra dica é passar o ferro nas roupas, o que também ajuda na desinfecção. É importante nunca esquecer-se da higienização antes de colocar as roupas para lavar”, salientou o biomédico.

Gostou das dicas? Agora é hora de praticar e proteger toda a família dos tão temidos fungos e bactérias.

Com informações da jornalista Orisa Gomes do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade