Economia

PIB volta a crescer em 2017, indica IBGE

Ao todo, o PIB gerou mais de R$ 1 trilhão de receitas no terceiro trimestre de 2017.

01/12/2017 às 14h45, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu novamente em 2017. Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (1º), o PIB aumentou 0,1% no terceiro trimestre do ano, se comparado ao trimestre anterior. O desempenho é considerado estável pelo instituto. No acumulado do ano, o PIB subiu 0,6% quando comparado ao mesmo período de 2016.

Ao todo, o PIB gerou mais de R$ 1 trilhão de receitas no terceiro trimestre de 2017. As informações apontadas pelo IBGE mostram que o setor agropecuário apresentou uma queda de 3%. Em contrapartida, os segmentos de indústria e serviços tiveram alta de 0,8% e 0,6, respectivamente.

O economista do Conselho Regional de Economia, Newton Marques, afirma que o desempenho ainda é abaixo do necessário para uma total recuperação da economia, mas ressalta que o resultado demonstra uma boa perspectiva no cenário nacional.

“Todas as vezes que o crescimento é positivo, isso é sinal que pelo menos uma parte do desemprego diminui. Porque todas as vezes que o nível de atividade econômica aumenta, isso tende a reduzir o desemprego ou aumentar o índice de pessoas ocupadas.”

A avaliação do especialista reflete outro dado divulgado pelo IBGE na quinta (30). O nível de desemprego, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, a PNAD, diminuiu 0,6 pontos percentuais no comparativo com o semestre anterior. Antes o índice estava em 12,8%, e agora registra 12,2%. De acordo com o levantamento, atualmente 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade