Saúde

Como aliviar os sintomas de artrose?

Conforme a expectativa de vida aumenta, cresce também a prevalência das doenças como a artrose.

01/12/2017 às 10h14, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de idosos em todo o mundo vai duplicar até 2050, como resultado do aumento da expectativa de vida. No Brasil, os maiores de 60 anos devem chegar a formar 30% da população, ultrapassando a média mundial prevista para o período.

Conforme a expectativa de vida aumenta, cresce também a prevalência das doenças como a artrose. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que, entre os maiores de 60 anos, 18% das mulheres e 9,6% dos homens sofrem com a doença, sendo que 80% do total dos doentes enfrentam problemas com a limitação dos movimentos.

O que é a artrose e como aliviar os sintomas:

As extremidades dos ossos do corpo são revestidas por uma cartilagem, que age amortecendo os impactos nas articulações durante a movimentação do osso. A artrose desgasta essa cartilagem, acarretando inflamação na articulação, deformação e problemas nos movimentos.

As articulações mais atingidas do corpo são os quadris, joelho, dedos, e coluna lombar e cervical. Os principais sintomas são dor e rigidez nos locais afetados, sobretudo no período da manhã, logo ao acordar, ou ao repousar após atividade intensa. O local também pode ficar inchado.

Os dedos atingidos pela artrose contam com crescimento ósseo nas articulações, deformando os “nós” dos dedos e causando vermelhidão e inchaço. Nos pés, ainda pode ocorrer inchaço, inclusive nos tornozelos.

O diagnóstico é feito por meio da avaliação do histórico clínico do paciente e do exame físico. Diversos exames de imagem também permitem detectar outras doenças que podem ocorrer em decorrência da osteoartrose.

A doença não tem cura, e o controle dos sintomas é primordial para oferecer mais qualidade de vida ao paciente. Uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e de corticoides é indicado pelos médicos, bem como fisioterapia e o uso de dispositivos como calçados especiais, palmilhas e outros. A cirurgia só é indicada em casos muito avançados, e pode reparar ou substituir articulações que estão seriamente danificadas.

A prevenção da doença pode ser feita desde cedo com exercícios, controle de peso e alongamentos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade