Feira de Santana

Sem casa, família com 6 crianças volta a morar embaixo do viaduto

O secretário municipal de desenvolvimento social, Ildes Ferreira, esclareceu à reportagem do Acorda Cidade, que o trabalho de assistência social é feito por um período, enquanto as pessoas também devem buscar trabalho e meios para sobreviver.

18/11/2017 às 10h16, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto e Laiane Cruz

Há alguns meses, a família da dona de casa Deise Brito, por falta de condições financeiras, passou a ocupar o viaduto da Avenida João Durval Carneiro, cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana. Ela, os seis filhos e o marido moravam em uma casa alugada, através do programa Aluguel Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso). No entanto, após o período estabelecido pelo programa, o proprietário da casa onde estava, no bairro Pedra do Descanso, pediu que saíssem do local.

Comovidos com a situação da dona de casa, funcionários da secretaria vinham pagando o aluguel da família até que ela encontrasse um imóvel que se encaixasse nos critérios do programa Aluguel Social, que pagaria a estadia em uma residência no valor de R$ 300 reais mensais, desde que o imóvel estivesse com a documentação regularizada.

Diante da dificuldade de encontrar uma casa neste perfil e sem ter para onde ir, há cerca de dois meses, a família voltou a ocupar o viaduto.

“O aluguel venceu e a prefeitura mandou procurar outra casa de 300 reais e eu não consegui uma casa com IPTU e com todas as coisas que eles pediram. A gente estava morando na Mangabeira, e o proprietário da casa pediu. E a prefeitura tirou as nossas coisas. Eles disseram que poderíamos ficar aqui no viaduto, mas as nossas coisas não”, afirmou.

Com 31 anos, Deise relata que está desempregada e o marido está trabalhando como guardador de carros. Uma criança menor está com o casal e os outros filhos que estudam estão na casa de uma amiga. Através de doações e dos serviços do marido, a família têm conseguido se alimentar e Deise conta que espera uma providência da prefeitura para revolver a situação.

O marido Creomar Bastos dos Santos, 35 anos, explica que por dia ganha entre 20 e 30 reais e teve que morar no viaduto por falta de oportunidades.

“Não sei ler, nem escrever. Não tive oportunidade de estudar quando era jovem, e agora estou aqui com minha criança e minha esposa debaixo do viaduto. Guardo carros para a gente se manter”, declarou.
De acordo com Creomar, a família foi contemplada no Programa Minha Casa Minha Vida, mas até o momento a residência não foi entregue.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, esclareceu à reportagem do Acorda Cidade, que o trabalho de assistência social é feito por um período, enquanto as pessoas também devem buscar trabalho e meios para sobreviver. Sobre os móveis da família que foram retirados do viaduto, ele explicou que tais objetos não podem ocupar o espaço público.

“É um caso de muitas pessoas. Infelizmente os governos não tem como dar casa, comida para todo mundo. As pessoas tem que correr atrás, trabalhar para sobreviver. A assistência social é provisória, é por um tempo. Mas, tem pessoas que não querem fazer isso. Ela estava precisando, estava sem ter para um dia, pagamos um lugar para ela por um período para que procurasse uma casa com o aluguel social. Mas, ela nunca fez isso. É claro que a gente está lidando com o dinheiro público e tem a questão burocrática, com a documentação regularizada. Esta semana ela disse que não iria procurar casa nenhuma e que iria para debaixo do viaduto. Retiramos os móveis, ela não quis ir para a casa abrigo com as crianças a gente não pode levar ninguém a força. Infelizmente é esse o quadro, não pode colocar móveis lá. Imagine se as pessoas resolverem levar os móveis para o meio da rua, o governo não vai aceitar esse caso, tem o trabalho de assistência, tem as limitações, dá para servir, mas na base da chantagem a gente não vai agir”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

image

Rádio acorda cidade