Feira de Santana

Dia Mundial do Diabetes e comemorado em Feira com ampla programação

As atividades foram coordenadas pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH).

15/11/2017 às 10h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Uma ampla programação marcou o Dia Mundial da Diabetes, nesta terça-feira (14), em Feira de Santana. As atividades, coordenadas pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), foram realizadas no estacionamento da prefeitura.

De acordo com a coordenadora do CADH, Andreia Silva, foram oferecidos atendimentos odontológicos, oftálmicos, serviços como aferição de pressão, testes de glicemia, corte de cabelo, avaliação e rastreamento da diabetes.

"Chegamos para organização, por volta das 6h, e já encontramos pacientes. A população estava aguardando. A situação de Feira de Santana não é diferente da nacional e mundial. A diabetes está assolando a todos. A Federação Internacional da Diabetes, em 2015, fez uma pesquisa e verificou que 70% das pessoas que adquiriram a doença poderiam ter evitado, com hábitos saudáveis, atividade física regular, que é o princípio para estar afastado a diabetes”, afirmou a coordenadora do CADH.

Segundo Andreia Silva, atualmente há quatro mil pacientes cadastrados no Centro de Atendimento, sendo 3.500 ativos. Ele destaca que a diabetes traz micro e macro complicações para os pacientes, como a retinopatia, as neuropatias, eventos cardíacos, e, portanto, o paciente precisa se cuidar.

“O atendimento do CADH é especializado para os pacientes que já possuem as complicações da diabetes. Mas a hipertensão e a diabetes são priorizada no Programa de Saúde da Família e é muito bem assistida na Atenção Básica, que quando verifica que o paciente está com complicações, encaminha com ficha e relatório para o Centro de Atendimento”.

Fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade