Feira de Santana

Falta de água: intervenções da Embasa devem melhorar abastecimento, diz gerente

A primeira das intervenções é a recuperação e a reabilitação da adutora principal, que leva água tratada para os imóveis.

14/11/2017 às 07h34, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Diante das inúmeras reclamações de falta de água em Feira de Santana, especialmente nos distritos, a gerente local da Embasa Thaís Dias esteve no programa Acorda Cidade desta segunda-feira (13) para falar sobre o que tem motivado o desabastecimento e o que a Embasa vem fazendo para melhorar a situação.

Acorda Cidade: O que está provocando a falta de água na região?

Embasa: Com a chegada do verão é natural que a população mude um pouco seus hábitos para enfrentar e minimizar os efeitos das altas temperaturas, com isso o consumo tende a aumentar. A gente percebe que nessa época do ano existe um aumento médio de 30% no consumo por parte da população. Devido a essa questão, a Embasa realizou ao longo do ano uma série de intervenções para enfrentar essas eventuais dificuldades no abastecimento que acontece nessa época do ano.

AC: Quais intervenções estão sendo feitas pela Embasa para melhorar o abastecimento?

Embasa: A primeira das intervenções é a recuperação e a reabilitação da nossa adutora principal, que traz água tratada do município de Conceição da Feira para abastecer o município de Feira de Santana. Essa adutora apresentava recorrentes quebramentos, mas ao longo dos últimos dois anos fizemos investimentos com a recuperação dela. Só neste ano investimos 2 milhões e meio e essa intervenção resultou na redução significativa nos episódios de quebramento. Com esses investimentos conseguimos regularizar a situação e os quebramentos reduziram significativamente. No ano que vem vamos dar continuidade a esse investimento com manutenção preventiva.

Outra intervenção, uma das mais importantes que fizemos ao longo do ano de 2017, foi a ampliação do nosso sistema que leva água tratada para a zona rural de Feira de Santana, a parte norte, além dos municípios de Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis e o distrito de Feira Tiquaruçu. Implantamos uma nova adutora, que abastece essa região com um diâmetro maior, que vai possibilitar o aumento da oferta de água para essa região. A obra foi concluída e encontra-se em fase de testes e ajustes operacionais, que abastece essas localidades. Então a população da zona rural de Feira vai ser diretamente beneficiada com a conclusão dessa obra importante. Foram investidos cerca de 4,8 milhões de reais. Paralelo a essa obra, estamos também executando, dentro das localidades, algumas intervenções de rede para reforçar o abastecimento em Alecrim Miúdo, Lagoa Suja, distrito de Maria Quitéria, além da implantação de algumas linhas de reforço para melhorar o abastecimento a exemplo da localidade de Candeal e Fazenda Brandão em Jaíba.

AC: O distrito de Jaguara também será beneficiado?

Embasa: Apesar de pertencer a Feira de Santana, Jaguara é abastecido pelo sistema integrado de Santo Estevão. Esse sistema também passou por ampliações recentes e o abastecimento deve estar se regularizando ao longo do tempo. O sistema de lá teve sua capacidade dobrada e a tendência é que os problemas de Jaguara sejam regularizados com essa obra de ampliação de Santo Estevão.

AC: Quando a população vai perceber as melhorias devido a obra que vai beneficiar a zona rural de Feira?

A gente já iniciou os testes. Essa semana estamos enchendo a tubulação para verificar se existem alguns problemas da parte construtiva e até o momento não encontramos nenhum problema e a tendência é que até o final do mês a gente já tenha um reflexo no abastecimento nessas localidades.

AC: Mesmo com a falta de água as pessoas reclamam do valor do recibo que vem alto. Por que isso acontece?

Embasa: A gente efetua a leitura dos aparelhos que medem o consumo do usuário, então o que é cobrado na conta de água da Embasa é relativo ao consumo daquele usuário no período do ciclo de faturamento. O que pode acontecer as vezes, é que o cliente recebe uma conta referente ao consumo anterior e o problema de regularidade do abastecimento pode estar acontecendo quando ele recebe a conta. A gente reforça a importância da população registrar em nossos canais de atendimento a falta de água para que a gente posso resolver no menor tempo possível. Os canais de atendimento são o 0800 055 195 e também nosso WhatsApp (75) 9 9978 2302.

AC: Como as ligações clandestinas atrapalham o abastecimento de água?

Embasa: As ligações clandestinas atrapalham muito o abastecimento, pois pessoas que fazem a ligação de forma irregular na nossa rede, ela não tem preocupação com o consumo, gerando desperdício, o que pode prejudicar o abastecimento da região. Além disso, pode também interferir na qualidade da água, pois as pessoas que se interligam na nossa rede não sabem como manusear a intervenção. A gente tem nossos canais de atendimento, onde a denúncia pode ser feita sobre a questão da ligação clandestina e fraudes.

AC: A Embasa tem previsão de fazer estação de tratamento do Rio Jacuípe?

Embasa: Com relação ao esgotamento sanitário, a Embasa fez ao longo do ano de 2017 investimentos importantes na área de esgotamento sanitário em Feira de Santana. Continuamos a realizar investimentos e agora estamos executando uma obra de complementação da rede de esgotamento sanitário, então a cobertura se elevou para mais de 66% e a gente está trabalhando para ampliar essa cobertura. Existe um projeto para implantação de um novo sistema de esgotamento sanitário em Feira de Santana, mas esse projeto ainda tá em fase de elaboração, aguardando a recursos. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade