Educação

Estudante que faltou o Enem pode perder isenção em 2018; veja como justificar

Na Bahia, o índice de abstenções é maior do que a média nacional.

13/11/2017 às 14h08, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Foi alto o número de candidatos que faltaram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Em todo o país, o exame teve 32% de abstenção, a maior desde 2010.

Na Bahia, o índice de abstenções é maior do que a média nacional. No 2º dia de prova, dos 490.241 mil inscritos no estado, 34,2% não compareceram aos locais de prova.

Leia também: Estudantes de Feira de Santana notam baixo movimento de candidatos no 2º dia de provas do Enem

De acordo com o edital do Enem 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas nos dois dias de aplicação e desejar solicitar nova isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2018 deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2018.

O edital diz que:

3.3.7.1 A justificativa a que se refere o item 3.3.7 deverá ser realizada, obrigatoriamente, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante.

3.3.7.2 Não serão aceitas justificativas de ausência por outros meios, tais como: via postal, telefone, fax ou correio eletrônico.

Traduzindo o que está escrito no Edital do Enem 2017, a justificativa da ausência na prova do Enem 2017 será feita na próxima inscrição do Enem em 2018. Quando o aluno for requerer a isenção novamente em 2018 ele será questionado por sua ausência no Enem 2017 e aí se ele quiser a isenção da inscrição terá que ter uma justificativa para sua falta.

O texto é taxativo quanto às possibilidades de faltas aceitas. Para comprovar, é necessário ter um “atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência” que comprove o motivo da falta na prova. Não adianta tentar enviar esses documentos antes, basta aguardar a inscrição do Enem 2018.

O único caso que tem isenção da inscrição e não precisa justificar a ausência na prova será aquele aluno que está terminando o Ensino Médio em 2017, pois ele já tem a isenção automática e não é obrigado a fazer a prova, sendo assim não precisa justificar ausência.

Acorda Cidade com informações do Sitedoenem.com 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade