Feira de Santana

Apaixonados por ônibus realizam 1º Encontro de Busólogos em Feira de Santana

Em Feira de Santana há pelo menos 200 busólogos.

11/11/2017 às 20h20, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade e Ney Silva

Existe paixão por tudo neste mundo até mesmo por ônibus. É o caso dos busólogos – pessoas que, por hobby, colecionam fotos de ônibus e estudam a fundo este veículo sob diversos ângulos e aspectos, avaliando pontos positivos e negativos e até mesmo a parte mecânica, elétrica e histórica.

Em Feira de Santana há pelo menos 200 destes apaixonados e 35 deles, (não só de Feira, mas de outras cidades), se reuniram na tarde deste sábado (11), no 1° Encontro de busólogos, com o apoio das empresas de ônibus Rosa e São João, que prestam serviço de transporte coletivo urbano.

No encontro eles visitaram garagens de ônibus, terminais Central, Norte e Sul e a Estação Rodoviária de Feira de Santana. O roteiro foi todo feito de "buzu", é claro, e durante a visita fizeram vários registros. Um dos coordenadores do evento, Cimar Santos, disse que o grupo teve autorização da direção dos locais para ter acesso às instalações e tirar as fotos.

“O busólogo busca saber como funciona o ônibus, não só a linha, mas o funcionamento dele, a parte mecânica, a parte a parte elétrica, a idade do ônibus, o tamanho, se a quantidade atende a demanda em determinado local, faz estudos de roteiros… O objetivo deste encontro é para que possamos reunir ainda mais pessoas nos próximos, motivá-las, e para que vejam que realmente existe busologia na cidade. Há busólogos anônimos, que as vezes nem sabem que existe o grupo na cidade e a partir do momento em que é realizado um encontro como este e este encontro é divulgado essas pessoas vão saber que existe o grupo e poderão se juntar a nós”, disse.

Cimar disse que o transporte coletivo urbano de Feira de Santana passou por algumas melhorias para os passageiros como a implantação do aplicativo que mostra a hora em que os ônibus vão passar nos pontos, o GPS, as câmeras e ares-condicionados que já existem em vários deles, mas enfrenta um grande problema que pode inviabilizar a continuidade de melhorias, que é o transporte clandestino.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O grande problema do transporte coletivo hoje em Feira de Santana é transporte clandestino, que atualmente não deixa as empresas investir mais na cidade. Às empresas até têm interesse em investir. Você pode perceber que hoje temos ônibus com ar-condicionado, estamos de frente para um aqui, então isso requer um custo . As empresas estão realmente tentando trazer coisas novas, só que o transporte clandestino acaba dificultando essas melhorias. Existe ainda essa dificuldade provocada pelo transporte clandestino que tira uma receita muito grande das empresas. Isso impacta nos resultados”, explicou.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

A coordenação do Encontro de Busólogos de Feira de Santana pretende fazer outros eventos e busca patrocínios de empresa de ônibus, não só do transporte público, mas também de empresas de turismo, através de passeios para Salvador ou outras cidades, e consolidar ainda mais a busologia no município.

Neste primeiro encontro participaram busólogos de Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari.


Para participar dos próximos encontros os busólogos podem entrar em contato pelo Facebook: https://www.facebook.com/groups/952015924865297/?ref=bookmarks

Ou pelo grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/H8kSHMLcIZZBCVURgXdoLr

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade