Feira de Santana

Em inauguração de sede, comandante-geral da PM anuncia novas viaturas e mais armas para a Rondesp Leste

A nova sede está localizada na BR-116 no prédio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

11/11/2017 às 10h29, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

A nova sede da Companhia Independente de Policiamento Tático – Rondas Especiais Leste (Rondesp Leste) foi inaugurada em Feira de Santana, no final da tarde de sexta-feira (10).

A solenidade contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar coronel Anselmo Brandão, o vice-prefeito Colbert Martins Filho, além do comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel luziel Andrade, e do comandante da Rondesp Leste, major Átila de Jesus do Carmo, oficial especialista em policiamento tático.

A sede funcionava de forma provisória no 1º Batalhão da Polícia Militar e agora está localizada na BR-116 no prédio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o major Átila destacou a conquista de obter a nova sede, onde haverá possibilidade de melhor alojamento para a tropa e melhores condições de trabalho.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
.

“Essa sede foi uma luta do Comando Regional desde a época do coronel Adelmário Xavier. Foi na gestão dele que esse prédio foi adquirido junto ao governo do estado, foi liberada a dotação orçamentária para fazer a reforma e foi efetivamente feita a reforma. Graças a Deus, hoje nós estamos tendo a oportunidade, no comando do coronel Luziel, de dar este passo que é inaugurar nova casa. A nossa companhia é de radiopatrulhamento tático, e essa sede vai abrigar a nossa tropa, temos aqui alojamento para ela. Pela natureza do nosso trabalho a gente tem muito essa coisa de ficar aquartelado e teremos melhores condições para isso”, disse.

 

Segundo o major, a Rondesp pretende aumentar a tropa na região leste. “Quando cheguei em junho de 2015 éramos 90, e aumentamos para 122 ao logo destes dois anos e cinco meses e estamos querendo aumentar um pouco mais. Uma unidade como a nossa, pelo quadro organizacional, deveria ter 180 homens”, ressaltou.

O comandante Anselmo Brandão confirmou que o número de policiais na Rondesp Leste poderá aumentar e que a companhia terá novas viaturas e mais armas.

“Com certeza na proporção em que a demanda for surgindo vamos aumentar, inclusive com aquisição de novas viaturas, vamos dar toda condição para a tropa. A Bahia foi o único estado da nação que deu reajuste a todos os servidores, inclusive na área da segurança pública. O governador Rui Costa realinhou todo o salário dos nossos policiais, isso corresponde a um aumento de seis a dez por cento.Tem estado que não está nem pagando o salário”, disse Anselmo Brandão.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Em seu discurso ele destacou o diferencial da tropa de choque da Região Leste:

“Vocês são diferentes, vocês fazem a diferença no combate ao crime, é a tropa de retaguarda do CPRL Leste, é a tropa que naquele momento as tropas ordinárias sabem que podem contar com essa tropa adestrada, preparada com mais poder de fogo para enfrentamento da criminalidade. Estamos materializando isso dando esta sede e tem mais: estamos comprando armas, estamos comprando mais viaturas, estamos equipando as nossa tropas, quero ver até o final de nossa gestão, senhores deputados, chegarmos ao fator 1 de ter cada policial com sua arma e seu colete”, declarou em público.

O deputado estadual Zé Neto estava na solenidade e parabenizou o trabalho da PM. Ele também destacou os avanços na cidade na área de segurança pública.

“Quando chegamos aqui, no governo, nós tínhamos apenas um batalhão, hoje temos cinco companhias que fazem um trabalho extraordinário de descentralização da polícia e tem um batalhão que ficou hoje servindo para a parte educacional da polícia, portanto é uma estrutura invejável. Para o que tínhamos no passado nos avançamos, e já temos aí a compra de novos veículos. Feira de Santana hoje já tem mais de 70 veículos, sem contar com mais de 40 veículos de duas rodas funcionando no dia a dia da Segurança Pública. Não quero dizer que está ideal, quero dizer que nós estamos lutando porque o ideal é sempre uma busca. Nos próximos dias, se Deus quiser, até quarta-feira estou fazendo um esforço para conseguir um acordo, já chegou para nossas mãos e já foi anunciado e publicado oficialmente o aumento do soldo dos policiais militares, e também nós já temos aí tudo processado para semana que vem já fazemos esse alinhamento salarial, que vai dar ganho para todos os policiais militares da Bahia com repercussão em seu soldo no geral. Então é um ganho importante em um momento de dificuldade. Só quatro estados do Brasil conseguiram dar algum reajuste nos últimos quatro anos e o Governador Rui Costa não mediu dificuldades para fazer”, afirmou.

O deputado federal Robson Almeida também esteve presente na solenidade

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade


Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade