Educação

Professores da educação básica devem se cadastrar na Plataforma Freire

Todos os participantes dos programas da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), nas Instituições de Ensino Superior (IES), deverão cadastrar seu currículo na nova Plataforma Freire.

10/11/2017 às 16h16, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), convoca os professores da educação básica, que atuam na rede pública municipal e estadual, a realizarem o cadastro na nova Plataforma Freire.

O Profic, uma atualização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), além de ofertar licenciaturas, irá oferecer aos docentes cursos de especialização.

Todos os participantes dos programas da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), nas Instituições de Ensino Superior (IES), deverão cadastrar seu currículo na nova Plataforma Freire.

Os coordenadores e professores cursistas participantes do Parfor, se desejarem, já podem cadastrar seus currículos na nova Plataforma Freire, entretanto ainda não terão perfil. Apenas será concedido perfil para as IES quando os dados forem para o novo sistema e os módulos de gestão acadêmica forem concluídos.

O Parfor continua vigente até a conclusão da última turma, e não haverá novas turmas. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo. O cadastro na plataforma, que deve ser feito através do site https://freire2.capes.gov.br.

Até o dia 1º de dezembro, os professores poderão solicitar vagas em cursos por meio da plataforma. Depois dessa data, ainda poderão realizar cadastro, contudo, para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

O funcionamento da Plataforma Freire é semelhante ao do currículo Lattes: o professor precisa se cadastrar – gratuitamente – e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional. Os currículos cadastrados na Plataforma Freire ficarão disponíveis para consulta pública. Entretanto, os dados pessoais são preservados.

Novo sistema

Plataforma Freire foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

Informações: [email protected] e 0800 616161-opção 7. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade