Educação

Para especialista, tema da redação do Enem abre debate para inclusão social acadêmica

O tradutor intérprete e professor de libras, Alexandre Castro, comenta que o fato do assunto ter sido motivo de reflexão entre milhares de pessoas, dá espaço para que mais ações benéficas ocorram.

07/11/2017 às 09h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2017, se depararam, no último domingo (5), com o seguinte tema da redação: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, a questão da surdez e da deficiência auditiva é um assunto que deve ser colocado em debate com os jovens brasileiros.

"É inclusivo, levanta uma questão que envolve cerca de 10 milhões de brasileiros, que tem surdez ou deficiência auditiva e é algo que, para mim, coloca um debate bastante interessante junto a própria sociedade de conscientização. De forma propositiva e muito afirmativa, o MEC, por intermédio do Enem, coloca este debate em discussão junto a juventude do nosso país."

O ministro da Educação comentou também que deseja incluir um reforço na questão da linguagem de sinais para os surdos e aqueles que tem alguma deficiência auditiva.

"O Plano Nacional da Educação prevê a questão da educação especial e na programação da definição da Base Nacional Comum Curricular, nós queremos incluir um reforço a questão da linguagem de sinais, a língua brasileira de sinais, que é algo muito positivo e importante em uma missão de inclusão de brasileiros que hoje são surdos ou que tem deficiência auditiva."

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Maria Inês Fini, dá mais detalhes sobre o que os candidatos acharam do tema.

"Fiquei particularmente muito feliz com as manifestações dos candidatos que saíram de prova e estão fazendo manifestações muito positivas acerca do tema da redação."

O tradutor intérprete e professor de libras, Alexandre Castro, comenta que o fato do assunto ter sido motivo de reflexão entre milhares de pessoas, dá espaço para que mais ações benéficas ocorram.

"Com este tema, ações podem surgir para minimizar o abismo de desvantagens na inclusão social acadêmica, principalmente o acesso a educação, valorizando o ensino e a sua língua. O tema valeu por ter aguçado a refletir e buscar este conhecimento, que de outra maneira muitos jamais se importariam, pois não estava na via de interesse."

No próximo domingo (12), os alunos farão questões de matemática e ciências da natureza. Esta é a primeira vez que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade