Internacional

Vice-presidente da Espanha assume funções da presidência da Catalunha

Medida é uma das primeiras movimentações após destituição do governo da região autônoma.

28/10/2017 às 13h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

vice-presidente da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, assumiu a maior parte das funções da presidência e vice-presidência da Catalunha, segundo decreto publicado no Boletim Oficial do Estado (BOE) no início deste sábado (28).

A medida faz parte das primeiras movimentações após a destituição do governo da Catalunha, determinada por um Conselho de Ministros convocado pelo chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, nesta sexta (27). A decisão tirou Carles Puigdemont do cargo de presidente da região autônoma, demitiu outras autoridades e dissolveu o Parlamento catalão.

Com a mudança, os poderes de chefe da região ficariam com Rajoy, que delegou a Soraya a coordenação de tarefas ligadas a finanças, segurança e comunicação, entre outras. Ela terá a ajuda de ministros que assumiram 11 conselhos catalães.

A vice-presidente será a principal responsável por administrar a Catalunha pelo menos até 21 de dezembro, data em que a população deve eleger um novo parlamento regional nas eleições convocadas pelo governo espanhol.

'Oposição democrática'

Em um breve pronunciamento na TV, Puigdemont pediu aos catalães neste sábado uma "oposição democrática" à intervenção do governo espanhol. "Nós continuaremos trabalhando para construir um país livre", disse na emissora pública regional TV3. Ele afirmou ainda que só o parlamento regional pode eleger ou demitir governantes catalães.

O líder destituído foi mostrado discursando sobre um pódio com o emblema oficial do governo regional catalão. Atrás dele, estavam as bandeiras catalã e da União Européia, mas não a da Espanha. A versão por escrito do pronunciamento foi divulgada e tem a assinatura de "Carles Puigdemont, presidente da Generalitat [governo] da Catalunha".

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade