Bahia

Rui se reúne com autoridades da Segurança Pública e entrega Centro de Comunicações em Irecê

Para o defensor geral da Bahia Clériston Cavalcante, a Caravana do Pacto Pela vida aproxima as instituições que trabalham pela segurança pública no esta.do

25/09/2017 às 15h08, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A caravana do Programa Pacto pela Vida (PPV) chegou ao centro-norte da Bahia. Nesta segunda-feira (25), o governador Rui Costa se reuniu com representantes de órgãos e entidades da área da segurança e autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo na cidade de Irecê para debater, buscar soluções e medidas para a redução nos indicadores de violência urbana e social no estado.

“Temos o objetivo de buscar uma maior integração e conversar com quem está executando a segurança pública. A segurança pública é um sistema que envolve o ministério público, a Justiça, a Defensoria Pública e também a Polícia, então, nada melhor que poder juntar todos pra conversar sobre como melhorar a segurança na região, atuando em conjunto. A reunião foi positiva, daqui tiramos vários encaminhamentos para melhorar as ações de nossas instituições aqui na região”, afirmou o governador Rui Costa.

Este foi o oitavo encontro itinerante da ação, que começou em Feira de Santana e já passou por Vitória da Conquista, Eunápolis, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas e Barreiras. Até o ano passado, as reuniões eram realizadas apenas em Salvador.

Estiveram presentes também o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ângelo Coronel; a presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Barreto; e a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; o defensor geral da Bahia Clériston Cavalcante, além dos secretários estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; e de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte.

Para o defensor geral da Bahia Clériston Cavalcante, a Caravana do Pacto Pela vida aproxima as instituições que trabalham pela segurança pública no estado. “Muito importante essa iniciativa do Governador Rui Costa de regionalizar e interiorizar os encontros do Pacto Pela Vida. Isso facilita nossa aproximação com os nossos colegas que estão atuando nessas cidades, pois a gente ouve diretamente deles o que eles estão necessitando para que a gente possa implementar as soluções. Uma instituição sozinha não tem capacidade de resolver um problema, é muito importante que estejamos irmanados, a solução da segurança pública perpassa por vários fatores e através da junção dos poderes, desenvolvemos um trabalho de forma estratégica pra que tenha efetividade.”

Cicom

Após a reunião, o governador inaugurou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), no 7º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Fundação Bradesco. A unidade unificará as chamadas de emergência dos municípios da região por meio de uma central de atendimento para os serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e, posteriormente, 193 (Bombeiros).

Com investimento de R$ 1,5 milhão, o novo centro possui tecnologia para absorver todas as ligações de 24 municípios da região, abrangendo uma área com mais de 500 mil habitantes, garantindo um atendimento técnico melhor e otimizando o tempo resposta ideal para o atendimento de chamadas.

O governador Rui Costa falou do uso da tecnologia a favor da segurança pública. “Esse Centro de Comunicação reúne aqui as informações de 24 cidades aqui da região, e nós buscamos integrar esse sistema ao do Centro de Operações e Inteligência da Segurança em Salvador. Futuramente, eu pretendo licitar um sistema de processamento das imagens que estão sendo filmadas, para que possamos identificar automaticamente pelas imagens, criminosos e carros roubados, por exemplo.”, afirmou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade