Cultura

Jovens negros concluem Projeto ORI em Feira de Santana

Iniciativas culturais com linguagens diversificadas são oportunidades inovadoras para a comunidade feirense.

23/09/2017 às 08h55, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Instituto IRIS concluiu a formação em gestores culturais do Projeto ORI em Feira de Santana, nos dias 20 e 21 de Setembro, no Colégio Polivalente de Feira de Santana. A iniciativa que tem coordenação pedagógica do Dr. Hélio Santos, um dos nomes mais ativos do movimento negro brasileiro, teve em seu encerramento o protocolo formal de conclusão e apresentações dos alunos atendidos.

Foto: Divulgação

Desde março, 312 jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, ligados ao movimento negro e cultural, se inscreveram no Projeto ORI propondo ideias de como impactar positivamente as suas comunidades de Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Santo Amaro. Em Feira de Santana, 55 pessoas se inscreveram no Projeto. Destes, 35 compareceram ao menos uma vez a sala de aula e 20 jovens chegaram a etapa final e submeteram os seus projetos para aprovação, em um momento de celebração da formação e qualificação obtida. Durante esses dias foram apresentados 10 picthes, entre individuais e grupos, para banca de conclusão e obtenção de certificação, que será fornecida pela UFBA.

As apresentações demonstram uma delicadeza no olhar e uma firmeza nos propósitos dos projetos que encantaram a todos presentes. Projetos já em andamento, outros quase prontos para captação, transitaram por diversas linguagens: poesia, dança, educação, hip hop, sarau, fóruns, espaços cultuais, e religião. Foi possível observar um cuidado muito grande quanto a estética e a militância afro. A aluna Flávia Santana em sua apresentação, sugeriu uma reflexão, “Quando eu não souber o que falar, olhem meu corpo e minha mãos, eles contarão minha história".  Pra Leandro Lima, um dos representantes da turma no encerramento ao lado de Cristiane Souza,”Durante o percurso, pude encontrar pessoas que sentem e vivem situações semelhantes a minha”. Segundo ele, a medida que foi avançando o curso, foi percebendo o aprofundamento discussões, “Foi uma motivação e um  combustível para continuar e chegar até aqui”.   

Após cinco meses de capacitação, em um total de 300h, o curso foi executado em 13 módulos: História da África e do Afrobrasileiros, Políticas Públicas para Igualdade Racial e de Gênero, Gestão da Cultura, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo, Introdução à Ciência e Tecnologia, Legislação para o Terceiro Setor, Economia Criativa, Gestão de Mídias e Redes Sociais, Marketing Social, Planejamento Estratégico, Elaboração de Projetos, Pesquisa Orientada. Além das aulas presenciais, ocorreram workshops e palestras. Em setembro será a vez da conclusão das turmas de Ilhéus e Feira de Santana, e no mês seguinte as de Vitória da Conquista e Santo Amaro.
  
O Projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta ainda com a parceria da Fundo Baobá, Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Colégio Polivalente de Feira de Santana, Casa do Samba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação da UFBA, Universidade Estadual de Santa Cruz, Teatro Popular de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Núcleo Territorial de Educação – 20 de Vitória da Conquista, Coordenação da Igualdade Racial de Vitória da Conquista, e Secretaria de Ação Social de Feira de Santana.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade