Saúde

Saiba quais são os fatores de risco para a Trombose

Apenas no ano passado, quase 35.600 tratamentos clínicos foram registrados no Sistema Único de Saúde, o SUS.

22/09/2017 às 09h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Trombose é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, sensação de queimação na parte do corpo afetada, inchaço e mudança na cor da pele. Apenas no ano passado, quase 35.600 tratamentos clínicos foram registrados no Sistema Único de Saúde, o SUS.

A pedagoga Camila Assunção, de 28 anos, descobriu que tem a doença em agosto deste ano. Antes de ser diagnosticada, ela foi cinco vezes no ortopedista, acreditando que problema dela era no joelho. Só depois de um exame mais aprofundado, ela descobriu que tinha Trombose e fui encaminhada à um cirurgião vascular. Foi aí que ela ficou sabendo que tinha vários trombos, ou seja, vários coágulos no interior das veias e teve que ser internada.

"Passei quatro dias internada, tomando várias medicações, porque eu sentia muita dor. Ficou bem inchado meu tornozelo, o meu pé, a perna toda, a coxa. No que eu tive alta, passaram anticoagulante para eu tomar em casa. Hoje eu faço acompanhamento, que vai durar em torno de seis meses e a cada sete em sete dias eu faço um exame de sangue para avaliar como está a minha coagulação. No mais, vida normal."

O médico cirurgião vascular Marcelu Tadeu Washington Morais de Souza, dá mais detalhes sobre quais são os fatores de risco da Trombose e mostra quem pode ter tendência para ter a doença.

"A trombose venosa profunda é uma doença que acomete mais o sexo feminino. Ele está relacionado ao uso de pílula anticoncepcional, gravidez, ao fumo. A pessoa que também fica acamada durante muito tempo, o paciente que está internado e as pessoas que estão imóveis no leito, pessoas idosas, tudo isso, podem ter tendência a ter trombose venosa."

De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e julho de 2017, foram registrados mais de 16.900 tratamentos clínicos por conta da Trombose no Brasil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade