Ilhéus

Defensoria inscreve idoso em situação de rua em curso de inglês; realizou um sonho

A inscrição foi feita na Universidade Aberta a Terceira Idade e ocorreu pela Defensoria por meio da 3ª regional de Ilhéus

20/09/2017 às 07h07, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através da 3ª Regional – Ilhéus, promoveu que  o idoso G. G. S, no auge dos seus 62 anos e vivendo em situação de rua, se inscrevesse no curso de inglês da Universidade Aberta a Terceira Idade  (Unati) por meio da Universidade Estadual de Santa Cruz  (Uesc).

O assistido tem ensino fundamental incompleto, não tem filhos e foi garimpeiro durante sua vida em situação de rua em São Paulo. Além disto, passou por um curto período na mesma situação em Senhor do Bonfim.

Logo quando chegou em Ilhéus,  G. G. S procurou a DPE/BA com o intuito de ser orientado e poder solicitar auxílio na questão de abrigamento. Porém, durante o atendimento realizado pelo Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP da Defensoria, ele foi surpreendido quando a psicóloga Marisa Batista da Silva realizou os primeiros contatos com a rede de atenção psicossocial e lhe informou sobre a possibilidade de se inscrever nos cursos da Unati.

Após saber da oferta do curso de inglês que começou ontem (19), o assistido ficou feliz e prontamente aceitou. De acordo com o Sr. G. G. S: “aprender inglês representa um sonho que eu não acreditava mais ser possível. Já o contato com o espaço da universidade é uma surpresa inimaginável”.

A defensora e subcoordenadora da 3ª Regional, Cristiane da Silva Barreto Nogueira, também comentou sobre a ação: “demonstra que a integralidade do atendimento aos assistidos em articulação com a Rede, possibilita que as intervenções ultrapassem à esfera da demanda principal, em prol da dignificação da pessoa em vulnerabilidade. Sem, contudo, desconsiderar a fala e as necessidades essenciais”.

Para justificar a ausência do comprovante de residência de  G. G. S, foi encaminhado um ofício para a coordenação da Unati explicando a situação dele e o andamento dos serviços prestados pela Defensoria em prol das suas demandas. O atendimento ao assistido contou também com a assistente social do NAP Márcia Piton Bittencourt, que vem trabalhando no atendimento do assistido junto à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade