Saúde

Uefs celebra dez anos do programa de educação tutorial em Odontologia

Criado em 2007, o programa, vinculado ao MEC, é desenvolvido em diversas Instituições de Ensino Superior, com aproximadamente 850 grupos em todo o país.

19/09/2017 às 15h39, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Grupo  doPrograma de Educação Tutorial do MEC (PET)em Odontologia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), celebra dez anos de serviços prestados à comunidade com programação, aberta ao público, da próxima terça-feira até sábado (19 a 23 de setembro). Criado em 2007, o programa, vinculado ao MEC, é desenvolvido em diversas Instituições de Ensino Superior, com aproximadamente 850 grupos em todo o país.

Foto: Everaldo Góes

A programação prevê o Varal Fotográfico 'Um olhar além do sorriso' com exposição de fotos de cirurgiões-dentistas e alunos de Odontologia no hall do prédio da Reitoria durante todos os dias de atividades. Na sexta-feira, dia 23, os presentes participam de mesa redonda, a partir das 8h30, no Auditório do Módulo 6, sobre o tema 'O PET Odontologia e a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão fortalecendo a graduação'.

Ainda na sexta-feira, às 14h30, nas salas MT 62 e MT 66 (Módulo 6), haverá Grupos de Discussão sobre 'Diversidade no PET e A Política além do PET'.

O PET Odontologia da Uefs é composto por 18 alunos com tutoria da professora doutora Ana Áurea Alécio Rodrigues. Presta atendimento às pessoas com doença falciforme, adultos e crianças, em programa de extensão denominado PET Clínica, sob a coordenação da professora mestre em Clínicas Odontológicas, Myria Cerqueira Félix.

Microcefalia

O serviço foi ampliado, em julho último, a crianças portadoras de microcefalia. O atendimento a essas crianças especiais foi estabelecido a partir de demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, que disponibiliza o Projeto Aconchego, que tem entre suas idealizadoras a professora da Uefs Maricélia Maria de Lima. A clínica destinada a atender as crianças acontece uma vez por mês sob a condução e orientação da professora Hervânia Santana da Costa, doutora em Odontopediatria.

Outro serviço prestados pelo PET Odontologia da Uefs é o Observatório do Território do Sisal, programa de pesquisa e extensão, que tem por propósito conhecer a situação de saúde bucal de 20 municípios. Nele, são desenvolvidas atividades extensionistas de educação em saúde e capacitação dos profissionais de equipes para o diagnóstico de lesões bucais e o PET-Clínica, que atende pessoas (adultas e crianças) com doença falciforme e crianças com microcefalia.

Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com Associação Feirense de Pessoas com Doenças Falciformes (Afadfal). A entidade, responsável pelo encaminhamento de pacientes ao programa, está localizada na rua Santo Expedito, 1148, bairro, Capuchinhos em Feira de Santana. Os interessados também podem se dirigir ao Centro Social Urbano (CSU), na Cidade Nova.

O programa tem por objetivo proporcionar, aos alunos bolsistas e não bolsistas, vivências, além dos componentes curriculares. O professor Márcio Campos, atual pró-reitor de Extensão e autor do projeto e tutor do PET Odonto de 2007 a 2016, afirmou que o programa proporciona, “de fato, atividades de ensino, pesquisa e extensão, essenciais para a formação de profissionais de nível superior”.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade