Feira de Santana

Mau tempo impede pouso no aeroporto de Feira de Santana; voo é cancelado pela 2ª vez neste mês

Como opera apenas em boas condições visuais, esta é a segunda vez neste mês que um voo é cancelado no aeroporto da cidade por conta do mau tempo.

18/09/2017 às 15h13, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Por conta do mau tempo, a chegada do voo da Azul Linhas no Aeroporto de Feira de Santana (FEC), que saiu de Belo Horizonte (Confins), foi desviado para Salvador na tarde de domingo (17). Pelo mesmo motivo, o voo que seguiria de Feira para BH precisou ser cancelado.

A empresa informou por meio de nota que medidas como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações e lamentou o cancelamento. A Azul informou também que os passageiros foram reacomodados de acordo com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Como opera apenas em boas condições visuais, esta é a segunda vez neste mês que um voo é cancelado no aeroporto da cidade por conta do mau tempo. Para evitar novos cancelamentos nas mesmas circunstâncias que as de domingo, a Anac precisa homologar a Operação de Voo Por Instrumento – IFR (do inglês Instrument Flight Rules), que é o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.

Para que a homologação seja feita, a Anac exige algumas adaptações, como ampliação da distância entre a pista e o muro do aeroporto, por exemplo. Também faltam concluir as indenizações das áreas desapropriadas no entorno do aeroporto.

Em Feira de Santana, nesta segunda-feira (18), para a inauguração do viaduto que liga a Avenida Nóide Cerqueira à BR-324, Rui Costa foi questionado sobre os cancelamentos. Ele informou que será necessário fazer um esforço muito grande para viabilizar a operacionalidade do aeroporto por estar muito próximo do aeroporto de Salvador.

“O presidente da empresa Azul me disse da dificuldade que era conseguir colocar em funcionamento pleno um aeroporto a uma distância de 100 quilômetros de um aeroporto de grande porte. Ele me explicou que, mesmo em São Paulo, que tem uma economia maior que a da Bahia, nenhum aeroporto com essa distância vingou. O único que conseguiu foi o de Viracopos, que fica a 100 quilômetros do de Guarulhos, mas eu sou persistente e acredito no potencial de Feira. Estamos fazendo um grande esforço e vamos continuar insistindo para viabilizar o aeroporto”, disse o governador.

Leia também: Aeroporto de Feira de Santana terá voos diários para São Paulo
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade