Educação

Tudo que o vestibulando precisa saber faltando 2 meses para o Enem e vestibulares

De acordo com o professor de Geografia do Stoodi, Érico Candido, a primeira coisa que o aluno tem que fazer é avaliar a qualidade dos seus estudos.

13/09/2017 às 15h01, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Faltando pouco mais de dois meses para a prova do Enem (realizada neste ano em 5 e 12 de novembro), o Stoodi – startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo –reuniu uma série de dicas para o vestibulando aprimorar sua preparação nesta reta final da melhor maneira possível. A empresa levantou informações de provas anteriores do Enem, entrevistou professores e conversou com os alunos para apontar quais sãoos assuntos com maior probabilidade de cair no exame.Além disso, aproveitou para responder às dúvidas que mais atormentam os vestibulandos, como se agora é hora de aprender coisas novas ou apenas revisar o conteúdo.

De acordo com o professor de Geografia do Stoodi, Érico Candido, a primeira coisa que o aluno tem que fazer é avaliar a qualidade dos seus estudos desde o momento em que começou a se preparar para o vestibular. "Para um aluno que sempre esteve em dia com os estudos, provavelmente nesta época ele estará chegando ao fim de todo o conteúdo do ensino médio. Se for este o caso, vale reservar estes 3 meses para fazer simulados que deem uma ideia real do que ele vai enfrentar no dia da prova, além de priorizar revisões e resoluções de exercícios", comenta.

Já para os alunos que não estão em dia com o cronograma de estudos, a dica para essa reta final é esquecer dos conteúdos que ainda não tiveramcontato. "Para estes alunos, agora é hora de focar nas disciplinas que eles têm mais potencial e afinidade, o que pode ser inclusive um fator preponderante para levantar o ânimo nesta fase, que é angustiante para a maioria dos vestibulandos", orienta.

Sobre essa questão emocional, Candido lembra que ter o controle da ansiedade pode ser o diferencial que separa o aluno de sua aprovação. "Com essa contagem regressiva para as provas, muitos alunos ficam paralisados e não conseguem evoluir como deveriam. Para estes, sempre digo: prepare sua mente como um atleta prepara seu corpo antes de uma competição, ou seja, cuide da saúde, tenha uma rotina de estudos, se planeje, durma sempre na mesma hora e, na hora da prova, fique calmo e preste muita atenção no que está fazendo", diz.

O professor também conta um dado interessante sobre o que costuma acontecer no dia da prova do Enem. "Parece uma coisa óbvia, mas só de o aluno conseguir se organizar para chegar a tempo de entrar no local de prova antes de os portões fecharem, já o coloca na frente de cerca de 10% dos candidatos. Geralmente a taxa de não comparecimento beira este número. Quando este mesmo aluno passa todas as respostas corretamente, sem rasurar o gabarito, e assina o nome no local indicado então, já se coloca na frente de outros quase 10% dos alunos que compareceram, mas que se desesperaram por algum motivo e se atrapalharam na hora de fazer estas tarefas mais básicas", explica.

A carioca Thamires Simões, de 23 anos, sabe bem como é este sentimento de ansiedade. "Agora, eu já estou ansiosa para a prova que vai acontecer daqui a mais de dois meses. Para dar uma aliviada, minha dica é dar uma saída no final de semana ou assistir um filme ou uma série na TV". Mas aí que mora o segredo de Thamires. Na hora de relaxar, ela sempre escolhe títulos que tenham a ver com as disciplinas cobradas em vestibular ou, pelo menos, cujo conteúdo poderá ajudá-la na hora de produzir a redação. Outra dica da Thamires é de, a cada uma hora de estudo, interromper as atividades de 5 a 10 minutos para alongar o corpo e relaxar.

Já Welisson Barbosa, morador de Foz do Iguaçu (PR), é um entusiasta da revisão. Com foco total no Enem, o estudante montou seu cronograma a partir de pesquisas na internet e análises de provas anteriores para procurar o que mais caiu de cada disciplina nas edições anteriores da prova.

"De agora em diante, vou focar nessas provas passadas e estudar apenas aqueles itens indicados como os mais cobrados. Por exemplo, vi aqui que a grande maioria das questões que caíram nos últimos anos do Enem referentes à Biologia são ligadas à ecologia e que uma porcentagem super pequena se refere a embriologia. Faltando 2 meses para o Enem, não tenho dúvida, vou mergulhar em ecologia", diz.

E para ajudar os alunos que, assim como o Welisson, quiserem saber quais são os assuntos que mais caíram nos últimos anos no Enem, para priorizá-los na hora de estudar, os professores do Stoodi fizeram uma lista com os tópicos recorrentes de cada disciplina. Confira:

Matemática

Leitura e interpretação de gráficos

Cálculo com decimais e porcentagem

Geometria plana

Estatística

Matemática financeira

Trigonometria básica

Equações e funções

Logaritmo

Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

Probabilidade

Física

Ondas

Mecânica

Elétrica

Ótica

Química

Química orgânica

Química inorgânica

Eletroquímica

Química Ambiental

Cálculo Estequiométrico

Equilíbrio Químico

Soluções

Radioatividade

Biologia

Ecologia (temas ligados a sustentabilidade, a sucessão ecológica, os distúrbios ambientais e evolução).

Questões de saúde (doenças como dengue, zika e chikungunya, além de estar por dentro do tema drogas).

Genética

Geografia

Geologia

Mudanças climáticas (ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, destruição da camada de ozônio e demais impactos ambientais).

Geografia temática (comércio, indústria, urbanização e agricultura).

História

Era Vargas

Ditadura Militar e o Golpe de 64

Escravidão

Chegada da família real portuguesa

Abertura dos portos no Brasil.


Dê preferência para revisar as matérias de História do Brasil, porque elas costumam cair mais no Enem do que os tópicos de História Geral.

Filosofia

Pensadores da Filosofia Clássica: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Pensadores daFilosofia Moderna:René Descartes e Isaac Newton.

Pensadores da Filosofia Contemporânea:John Locke, Jean-Jacques Rousseau e os pensadores da Escola de Frankfurt

Sociologia

Pensadores brasileiros: Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta e Darcy Ribeiro.

Sociologia Clássica: Marx, Weber e Durkheim

Esteja preparado também para encontrar textos destes grandes pensadores discutindo questões atuais. Os temas mais frequentes são: trabalho, política e contrastes sociais.

Inglês

As cinco questões de língua estrangeira são interpretações de texto e não cobram estrutura gramatical.

Uma dica bem importante para se preparar para esta parte da prova é resolver as questões de outras edições do Enem e ler pelo menos um texto em inglês por dia para ganhar ritmo e vocabulário.

Português/Literatura

Autores brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Rubem Braga, Aluísio Azevedo e outros.

Fases da literatura e os contextos em que as obras foram escritas.

A maioria das questões de Português e Literatura do ENEM são de interpretação de texto, então se prepare para ler bastante. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade