Educação

#TransformaÊ: escolas se preparam para a segunda virada educacional Bahia

A ação vai promover 12 horas de atividades simultâneas com o objetivo de transformar o ambiente escolar, a partir de intervenções sociais e artísticas, na busca de identificar e difundir práticas inovadoras.

13/09/2017 às 14h50, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As escolas da rede estadual já estão na contagem regressiva para realização da 2ª edição do #TransformaÊ: virada educacional Bahia, que acontece no dia 21 de setembro, que tem como tema “Tomando Partido Pela Escola”. Gestores, professores e estudantes realizam os últimos preparativos para a apresentação dos projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. A ação vai promover 12 horas de atividades simultâneas com o objetivo de transformar o ambiente escolar, a partir de intervenções sociais e artísticas, na busca de identificar e difundir práticas inovadoras.

No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a iniciativa está empolgando os estudantes. “É uma honra e imensa oportunidade para os alunos apresentarem seus talentos para toda a comunidade. Vai ter música e dança, além de campeonatos de surf e skate e caminhada ecológica. Estamos comprometidos ativamente com esta mobilização e acreditamos que será um dia especial”, destacou a estudante do 3º ano, Stefany Sales, 17 anos, que vai realizar uma apresentação de voz e violão durante o #TransformaÊ.

No Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, no bairro de Brotas, em Salvador, além das diversas atividades, os estudantes vão conhecer o trabalho da musicista Carla Fabianny. “A artista possui traços expressivos seja nas artes plásticas, musicais ou cênicas, onde se destaca com sua criatividade. Carla administra o Espaço Cultural Itinerante Catuca-Hit, onde desenvolve projetos socioculturais de reciclagem e oficinas de arte/educação dirigidos a crianças e adolescentes”, contou a professora Lucília Coimbra.

No Colégio Estadual Professor Democrático Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, 236 Km de Salvador, que foi reconhecida, em 2016, como uma das 18 escolas em gestão democrática do mundo, o #TransformaÊ contará com o envolvimento das famílias. “Pela manhã, os estudantes vão apresentar os trabalhos artísticos que tiveram destaque nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, com a participação dos pais e convidados. Durante a tarde serão realizadas palestras sobre saúde, abordando temas como depressão, gravidez e doenças sexualmente transmitidas. Em paralelo, faremos um atendimento específico para os pais que queiram informações sobre o rendimento escolar dos filhos”, explicou o diretor Ivan Silva.

Videoconferência – Como parte da preparação para o #TransformaÊ, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a videoconferência “Vamos transformar?”. Na oportunidade, foram repassadas informações sobre a 3ª etapa do projeto ENEM 100%, que lançará a ação Redijaê durante a virada educacional. A proposta é fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira, pelo endereço: colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do ENEM.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade