Feira de Santana

Conselho de Cultura elege novos integrantes em Feira de Santana

O presidente do Conselho de Cultura, Edson Borges, diz que haverá uma eleição para escolha de mais um integrante para o grupo.

12/09/2017 às 10h17, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

O Conselho de Cultura de Feira de Santana elegeu no último final de semana 22 integrantes, mas ainda não ficou com a composição completa. O evento ocorreu no centro de cultura Maestro Miro e foi coordenado pelas produtoras Mayla Pita e Aloma Galeano.

O presidente do Conselho de Cultura, Edson Borges, diz que haverá uma eleição para escolha de mais um integrante para o grupo.

“Com a eleição ocorrida no sábado, ainda ficou uma cadeira vaga que é a de literatura. Tinha apenas um candidato nessa cadeira e ele não apareceu. Então nós teremos que fazer uma eleição específica para a cadeira de literatura, com inscrições de candidatos e tudo como deve ser feito. Só depois de completado o Conselho é que nós podemos fazer a primeira reunião”, informou Edson Borges.

De acordo com ele, algumas questões já estão em discussão pelos novos integrantes, como o projeto a ser elaborado para inclusão de mais três cadeiras no conselho e a criação de um fundo municipal de cultura.

“A sociedade civil pede para acrescentar mais três cadeiras no conselho, que seriam de representantes de cultura de matriz africana, uma de dança e outra relacionada à preservação do patrimônio público. Nós vamos fazer esse projeto para ele ir para a Câmara, pois só ela pode alterar a composição do Conselho.

Essas seriam as primeiras providências. Outra pauta seria a criação do Fundo Municipal de Cultura. Já temos assegurado vários recursos para a cultura em Feira de Santana, mas é preciso um aperfeiçoamento na política cultural da cidade. Esse fundo apenas reforça a democratização dos recursos destinados à cultura, explicou o presidente do Conselho.

Integrante do fórum permanente de cultura, Joilson Freitas gostou da forma como ocorreu a eleição. “Foi uma eleição positiva e saímos contentes com o resultado. Foi eleito um conselho comprometido com a cultura, que está interessado em trazer mudanças e auxiliar o governo municipal da mudança das políticas públicas. Elegemos nomes importantes, que vão ser fundamentais para que o Conselho seja fortalecido enquanto instituição na cidade”, disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade