Bahia

Professores orientam estudantes para uma boa redação no Enem

O governador Rui Costa foi um dos passageiros que experimentou o novo trecho do metrô nesta segunda-feira (11).

11/09/2017 às 11h02, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Faltando menos de 60 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, os professores da rede estadual intensificam a revisão de conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, em especial a redação, que é uma das provas mais importantes e, consequentemente, uma grande preocupação dos alunos que vão se submeter ao exame, marcado para os dias 5 e 9 de novembro.

Um texto bem feito é decisivo para a conquista de uma vaga no Ensino Superior. Para isto, o estudante está sendo motivado a revisitar assuntos gramaticais essenciais para a escrita adequada, dentro da linguagem normativa. Escrever com visão crítica e defender o seu ponto de vista com bons argumentos, sem fugir do tema solicitado e do formato, que é o de dissertação-argumentativa, além de respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural, são questões indispensáveis para a elaboração de uma redação.

A professora Márcia Bonfim, de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Aplicação Anísio Teixeira, na Paralela, em Salvador, chama a atenção para a importância da leitura para uma boa redação. “A leitura é a base de tudo, tanto a literária como a de jornais e revistas, que proporciona aos alunos subsídios na hora de discorrer o tema pedido, além de aumentar o vocabulário”.

Um dos itens que mais preocupam os estudantes, aliás, é o tema da redação. O importante, neste sentido, de acordo com os especialistas, é que os candidatos estejam inteirados com os assuntos atuais, como intolerância religiosa e violência contra a mulher, assuntos que muito discutidos na mídia e nas redes sociais nos anos em que foram cobrados pela prova do Enem. “É preciso estar atento a tudo que está acontecendo no país e no mundo. Uma dica é acompanhar os telejornais e ler jornais e revistas científicas, por exemplo”, afirma a professora.

O conhecimento da gramática é outro ponto fundamental para a realização de um texto adequado. “É preciso levar em conta as regras estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico, que trazem mudanças na acentuação e na grafia de vocábulos. Outra coisa que costumo enfatizar com meus alunos é o uso da norma culta. Por conta das redes sociais, com sua linguagem cheia de palavras abreviadas e de 'emotions', o estudante tem que estar atento para não repetir esse mau hábito na redação”, enumera.

A prática da escrita é uma orientação que está sendo seguida pela estudante Beatriz Arraes, 17 anos, 3º ano. “Além de escrever duas redações por semana e buscar corrigir os erros cometidos, presto bastante atenção nas aulas, nas dicas que a pró Márcia nos dá em sala de aula e tenho lido mais. Estou me esforçando bastante, porque pretendo entrar em uma faculdade pública de Medicina”, conta.

O colega Felipe Argolo, 18, 3º ano, também revela que intensificou os estudos, especialmente em redação. “Tenho uma tia que me incentiva muito a escrever e fica no meu pé para que eu esteja atualizado para que venha a fazer um bom texto. Vou fazer para Direito e sei que a leitura é fundamental, tanto para entrar na faculdade, como no decorrer desse curso”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade