Brasil

Produção de gás natural no país apresenta alta em julho, revela ANP

Os últimos números mostram um crescimento gradativo na produção e consumo do gás natural no Brasil no decorrer do ano.

07/09/2017 às 14h04, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A produção de gás natural aumentou no Brasil no mês de julho, em relação a junho de 2017. Os 115 milhões de metros cúbicos produzidos por dia superaram em 3,5% o resultado do mês anterior. Quando a comparação é feita com julho do ano passado, o crescimento é de 7,3%. A informação é da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os últimos números mostram um crescimento gradativo na produção e consumo do gás natural no Brasil no decorrer do ano. E relacionado a esse cenário, há o incentivo à comercialização do produto por parte da iniciativa “Gás para Crescer”, instituído pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com a diretora do Departamento de Gás Natural, Symone Araújo, o projeto pretende ampliar a quantidade de fornecedores de gás natural. Segundo ela, isso vai estimular o consumo do produto, o que pode acarretar no crescimento da economia.

“Fomentar a ampliação da exploração e produção, sobretudo de gás natural em terra, por meio de um programa de revitalização da atividade de exploração e produção. Que a gente crie as condições para esse conjunto de agentes que ofertam gás natural acessarem o mercado. E à medida em que você oferta, você vai ter a atratividade de interessados em consumir gás natural.”

A iniciativa “Gás para Crescer” pretende aumentar o número de leilões para produção de gás natural, no país. Além disso, a ideia é trazer de volta programas de exploração que facilitem o acesso aos agentes interessados em comercializar o produto.

Esse intuito, na avaliação do deputado Federal Fábio Garcia (PSB-MT), membro da Comissão Mista de Minas e Energia (CME) da Câmara, aumenta a competitividade das empresas exploradoras do produto, movimentando melhor a economia nacional.

“O gás natural é uma das matrizes energéticas mais competitivas. Então esse Programa busca, na verdade, romper essas barreiras para que de fato o gás natural sirva para trazer competitividade para o nosso país, para a utilização final, para o consumidor final, para a indústria, para o comércio, etc.”

Ainda de acordo com a ANP, além do gás natural, a produção de petróleo também teve alta em julho, resultando em aproximadamente 2.600 mil barris por dia.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade